Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Exercícios Aeróbicos, a Memória e o Hipocampo.


  em Exercícios Físicos  por 



O hipocampo é uma estrutura encontrada na base do cérebro, abaixo da superfície cortical. É uma região do cérebro crítica para a formação de memória e representação espacial. Neste estrutura, as memórias de curto prazo se transformam em memória de longo prazo.

Quando alguém sofre uma lesão no hipocampo, perde a capacidade de criar novas memórias. Suas lembranças mais antigas permanecem sem interferências. Mas as novas experiências não são registradas.

Demonstrou-se cientificamente que atividade física facilita a neurogênese (processo de formação de novos neurônios) no hipocampo de roedores.  Descobertas recentes em humanos também sugerem que o exercício aeróbico pode levar ao aumento do volume do hipocampo. E assim, melhorar o funcionamento cognitivo em crianças e adultos idosos.
Em 2003, um estudo da universidade de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou o aumento do volume do hipocampo em pessoas com mais de 61 anos, engajadas em um programa de atividades físicas. Adultos mais velhos saudáveis foram aleatoriamente escolhidos para participar de um programa regular de exercícios aeróbicos.  Exames de imagem mostraram aumentos significativos nos volumes hipocampais e corticais, assim como melhor desempenho cognitivo após um ano. A comparação foi feita em relação a idosos pareados no grupo de controle (sem exercício). Desta maneira, encontrou-se um forte correlação da atividade aeróbica na remodelação tecidos cerebrais críticos e suas conexões.
Exercícios aeróbicos são aqueles em que acontece uma maior oxigenação dos músculos esqueléticos em menos tempo. Por exemplo: caminhar rapidamente, correr, nadar, andar de bicicleta, etc. Exercícios como Pilates e Musculação são considerados exercícios de fortalecimento e equilíbrio.
Neste estudo, os adultos do grupo que praticavam exercícios, cumpriam, em média, 250 minutos semanais de atividades aeróbicas. Foi relatado que as atividades duravam de 45 a 120 minutos. Ou seja, podemos assumir que praticavam atividades físicas aeróbicas de 3 a 5 vezes por semana.
Portanto, você tem mais um motivo para fazer exercícios físicos! Procure um Educador Físico. Ou comece com caminhadas. Mas não deixe de praticar alguma atividade regularmente.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://idosos.com.br/aerobicos-aumentam-hipocampo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla