Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de junho de 2018

5 Dicas para Superar as Barreiras para a Alimentação Saudável: Idosos

  em Nutrição  por 




Já está mais que comprovado que nossa alimentação tem influência direta na qualidade de nossa saúde. Mesmo assim, algumas pessoas têm dificuldade em adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Algumas barreiras podem atrapalhar principalmente os adultos mais velhos.

Trazemos então, algumas dicas para superar estas barreiras.

  1. O sabor dos alimentos está diferente? Algumas pessoas experimentam um perda de paladar e olfato com o envelhecimento. Além disso, alguns medicamentos podem influenciar estes sentidos. Vale a pena conversar com seu médico sobre esta possibilidade, principalmente quando se sente sabor metálico.
  2. A mastigação está difícil? Quando há algum problema no ato de mastigar, é natural evitar alimentos mais duros, como frutas in natura, carnes e vegetais frescos. Com isso, há um enorme risco de faltar fibras, vitaminas e minerais na alimentação do dia-a-dia. Portanto, se você estiver enfrentando problemas para mastigar, procure um dentista o mais rápido possível.
  3. Engolir está sendo um problema? Alguns idosos apresentam disfagia. Mas também pode ser uma disfunção na produção de saliva. Quando a saliva é escassa, fica mais difícil engolir. Nos dois casos, o melhor a fazer é procurar um médico para corrigir o problema.
  4. Falta de apetite. Pode ser efeito colateral de algum medicamento. Porém, pode-se investir em outros hábitos saudáveis para melhorar o apetite. O primeiro é praticar exercícios físicos regularmente. Quando aumentamos nossa atividade física, gastamos mais energia e sentimos mais fome. O outro é ter uma vida social ativa. Comemos mais quando fazemos refeições acompanhados. E compartilhar um café/ lanche é sempre uma boa maneira de ter amigos por perto.
  5. Cozinhar apenas para si é cansativo. Quando vivemos sozinhos, a tendência é descuidar de si mesmo. A dica aqui é sempre ter frutas, legumes, leite, ovos cozidos e outros alimentos fáceis de comer (que não precisam ser preparados) para um lanche rápido e café da manhã. Para as principais refeições, sugerimos convidar amigos e familiares para acompanhar a refeição e/ ou, sempre que possível, ter pequenas porções de comida congelada e ovos. Porções individuais de arroz e feijão podem ser facilmente descongeladas e acompanhadas de ovos mexidos ou cozidos.

Vale salientar que a maior das barreiras para a alimentação saudável é a adaptação do nosso paladar. Ter força de vontade é importantíssimo para mudar nossos hábitos alimentares.

Lembre-se de evitar pães e doces em geral.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://idosos.com.br/barreiras-da-alimentacao-saudavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla