Powered By Blogger

domingo, 24 de outubro de 2021

Câncer de Fígado > Prevenção:Causas do

 Equipe Oncoguia

  • - Data de cadastro: 04/10/2015 - Data de atualização: 15/06/2020



Embora vários fatores de risco para o câncer de fígado sejam conhecidos, o que faz com que as células normais do fígado se tornem cancerígenas é apenas parcialmente compreendida.

Os cânceres se desenvolvem quando o DNA de uma célula é danificado. O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as  células. Nós normalmente nos parecemos com nossos pais, porque eles são a fonte do nosso DNA.

No entanto, o DNA nos afeta muito mais do que isso. Alguns genes têm instruções para controlar o crescimento e a divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Os genes que retardam a divisão celular ou levam as células a morte no momento certo são denominados genes supressores de tumor. Os cânceres podem ser causados por alterações no DNA que se transformam em oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor.

Certos produtos químicos que causam o câncer de fígado, como aflatoxinas, são conhecidas por danificar o DNA das células do fígado. Por exemplo, estudos mostraram que as aflatoxinas podem danificar o gene supressor de tumor TP53, que normalmente evita que as células cresçam em demasia. Danos no gene TP53 podem levar a um aumento do crescimento de células anormais e ao aparecimento do câncer.

A infecção de células do fígado com os vírus da hepatite também pode danificar o DNA. Esses vírus usam o DNA da célula hepática para produzir mais vírus. Em alguns pacientes, esse DNA viral da célula hepática, pode “ligar” determinados oncogenes.  

O câncer de fígado tem muitas causas diferentes e existem, sem dúvida, muitos genes diferentes envolvidos para seu aparecimento. Espera-se que uma compreensão mais completa de como o câncer de fígado se desenvolve possibilite que os pesquisadores encontrem melhores formas de prevenir e tratar melhor o câncer de fígado.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/04/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

http://www.oncoguia.org.br

#câncer # #CÂNCER DE MAMA #Câncer FÍGADO #mês de conscientizaçao# CÂNCER DE MAMA #Câncer FIGADO  #conscientização #oncoguia #worldleukemiaday #


#ilcn #livercancerawarenessmonth #cancerdefigado #tudosobrefigado #alcool #cirrose #hepatite #hepatiteC#cancer de mama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla