Powered By Blogger

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Câncer de Fígado > Tratamentos:Imunoterapia para

 Equipe Oncoguia

  • - Data de cadastro: 04/10/2015 - Data de atualização: 15/06/2020



Imunoterapia é o uso de medicamentos para estimular o sistema imunológico de uma pessoa a reconhecer e destruir as células cancerígenas de forma eficaz. A imunoterapia pode ser usada para tratar alguns pacientes com câncer de fígado.

Inibidores do controle imunológico

Uma função importante do sistema imunológico consiste em sua capacidade de atacar as células normais e anormais do corpo. Para fazer isso, ele usa pontos de verificação – as chamadas moléculas de controle imunológico em células imunológicas que precisam ser ativadas (ou desativadas) para iniciar uma resposta imunológica. As células cancerígenas, às vezes, usam esses pontos de controle para evitar serem atacadas pelo sistema imunológico. Os medicamentos imunoterápicos modernos têm como alvo esses pontos de controle, reestabelecendo a atividade destas células da imunidade no combate às células cancerígenas. Esses medicamentos se mostraram úteis contra muitos tipos de câncer nos últimos anos.

Inibidores de PD-1

O pembrolizumabe e o nivolumabe são medicamentos que têm como alvo a PD-1, uma proteína nas células do sistema imunológico denominadas células T que normalmente age como um tipo de interruptor desligado que impede que as células T ataquem outras células do corpo. Ao bloquear a PD-1, esses medicamentos aumentam a resposta imunológica contra as células cancerígenas. Isso pode reduzir o tamanho de alguns tumores ou retardar seu crescimento.

Esses medicamentos podem ser usados em pacientes com câncer de fígado previamente tratados com sorafenib. A administração de nivolumab e ipilimumab também pode ser uma opção para o câncer de fígado que continua crescendo com o sorafenib. A combinação dos dois medicamentos reduz o tumor mais do que administrar o nivolumab isoladamente.

Esses medicamentos são administrados por infusão intravenosa, a cada 2, 3 ou 4 semanas.

Inibidores de CTLA-4

O ipilimumab é outro medicamento com um alvo diferente, que aumenta a resposta imunológica. Ele bloqueia o CTLA-4, outra proteína em algumas células T que normalmente a mantêm sob controle.

O ipilimumab é administrado como infusão intravenosa, 1 vez a cada 3 semanas por 4 ciclos. Ele pode ser usado em combinação com o nivolumab no tratamento do câncer de fígado tratado anteriormente com o sorafenib. A combinação desses dois medicamentos pode reduzir o tamanho do tumor mais do que o nivolumabe administrado isoladamente.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais desses medicamentos podem incluir:

  • Fadiga.
  • Febre.
  • Tosse.
  • Náusea.
  • Coceira.
  • Erupção cutânea.
  • Perda de apetite.
  • Dores musculares ou articulares.
  • Constipação ou diarreia.

Outros efeitos colaterais importantes que podem ocorrer com menos frequência:

Reações à infusão. Alguns pacientes podem apresentar tipo uma reação alérgica à infusão enquanto recebem os medicamentos. Os sintomas podem incluir febre, calafrios, rubor facial, erupções cutâneas, coceira, sensação de tontura, chiado no peito e dificuldade respiratória.

Reações autoimunes. Esses medicamentos agem basicamente removendo os freios do sistema imunológico do corpo. Às vezes, o sistema imunológico ataca outras partes do corpo, o que pode provocar problemas importantes nos pulmões, intestinos, fígado, glândulas produtoras de hormônios, rins, pele ou outros órgãos.

É importante comunicar, imediatamente, qualquer novo efeito colateral ao seu médico. Se ocorrerem efeitos colaterais importantes, pode ser necessário interromper o tratamento e você receber altas doses de corticosteroides para suprimir seu sistema imunológico.


Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/03/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

http://www.oncoguia.org.br

#câncer # #CÂNCER DE MAMA #Câncer FÍGADO #mês de conscientizaçao# CÂNCER DE MAMA #Câncer FIGADO  #conscientização #oncoguia #worldleukemiaday #


#ilcn #livercancerawarenessmonth #cancerdefigado #tudosobrefigado #alcool #cirrose #hepatite #hepatiteC#cancer de mama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla