Powered By Blogger

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Câncer de Fígado > Tratamentos: Cirurgia para

 Equipe Oncoguia

  • - Data de cadastro: 04/10/2015 - Data de atualização: 15/06/202



A cirurgia, seja a remoção do tumor ou o transplante do fígado, tem como objetivo a cura da doença:

  • Hepatectomia parcial

A hepatectomia parcial é a cirurgia para a remoção de parte do fígado. Essa cirurgia só é realizada se o paciente estiver num bom estado de saúde geral e todo o tumor possa ser removido, de modo que reste uma parte saudável do fígado. Infelizmente, a maioria dos cânceres de fígado não pode ser completamente removida. Muitas vezes, o câncer já se disseminou, o tumor é muito grande ou está em outras áreas do fígado.

No caso de pacientes com cirrose, a remoção até mesmo de uma pequena quantidade de tecido hepático nas bordas do tumor pode impedir que o fígado remanescente realize suas funções essenciais. Desse modo, os pacientes com cirrose só são elegíveis para a cirurgia se o tumor for pequeno e puder ser mantida uma quantidade razoável da função hepática. Essa função é avaliada pela pontuação de Child-Pugh, que é uma medida baseada em determinados sintomas e exames de laboratório.

Os possíveis riscos e efeitos colaterais da hepatectomia parcial incluem hemorragia, infecções, complicações da anestesia, coágulos sanguíneos e pneumonia. Outra preocupação é que o fígado remanescente ainda tenha a doença que levou ao câncer, podendo desenvolver um novo tumor.

  • Transplante de fígado

Em geral, os transplantes de fígado são indicados para tumores pequenos, sem invasão de vasos sanguíneos. Na maioria dos casos, o transplante é realizado quando o tumor não pode ser totalmente removido, quer devido à localização ou porque o fígado se encontra muito comprometido.

A maioria dos fígados para transplantes vêm da doação de órgãos, sendo que boa parte desses órgãos é usada para pacientes com outras doenças.

Os possíveis riscos e efeitos colaterais do transplante são hemorragia, infecção, coágulos de sangue e complicações da anestesia. Mas existem também outros riscos adicionais após o transplante.

.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/04/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

http://www.oncoguia.org.br

#câncer # #CÂNCER DE MAMA #Câncer FÍGADO #mês de conscientizaçao# CÂNCER DE MAMA #Câncer FIGADO  #conscientização #oncoguia #worldleukemiaday #


#ilcn #livercancerawarenessmonth #cancerdefigado #tudosobrefigado #alcool #cirrose #hepatite #hepatiteC#cancer de mama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla