Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Câncer de Fígado > Diagnóstico:Biópsia para Diagnóstico do

 Equipe Oncoguia

  • - Data de cadastro: 04/10/2015 - Data de atualização: 15/06/2020



A biópsia é a única maneira de fazer o diagnóstico definitivo do câncer de fígado. Consiste na remoção de uma pequena quantidade de tecido para exame ao microscópio.

A amostra removida durante a biópsia é analisada por um patologista, médico especializado na interpretação de exames laboratoriais e avaliação de células, tecidos e órgãos para diagnosticar a doença. Se células cancerígenas estão presentes, o patologista determinará o tipo de câncer.

Os principais tipos de biópsias para diagnóstico do câncer de fígado são:

  • Biópsia com agulha. Nesse tipo de procedimento é inserida uma agulha através do abdome até o fígado. O procedimento é feito sob anestesia local e geralmente guiado por ultrassom ou tomografia computadorizada.
     
  • Biópsia laparoscópica. Nesse procedimento, as amostras são coletadas durante uma laparoscopia. Isso permite que o médico visualize a superfície do fígado e recolha amostras de aparência anormais.
     
  • Biópsia cirúrgica. Em alguns casos, uma amostra de biópsia pode não ser obtida antes da cirurgia. Uma biópsia incisional (remoção de um pedaço de tumor) ou excisional (remoção de todo o tumor e algum tecido de fígado normal circundante) pode ser realizada durante a cirurgia.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Biópsia e Citologia das Amostras.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/04/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.






obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

http://www.oncoguia.org.br

#câncer # #CÂNCER DE MAMA #Câncer FÍGADO #mês de conscientizaçao# CÂNCER DE MAMA #Câncer FIGADO  #conscientização #oncoguia #worldleukemiaday #


#ilcn #livercancerawarenessmonth #cancerdefigado #tudosobrefigado #alcool #cirrose #hepatite #hepatiteC#cancer de mama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla