Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Câncer de Mama em Homens > Diagnóstico:Exames para Avaliar a Doença Mamária Masculina

 Equipe Oncoguia

  • - Data de cadastro: 17/05/2013 - Data de atualização: 26/06/2019



Se o histórico clínico e exame físico sugerem que o paciente possa ter câncer de mama, alguns exames deverão ser realizados:

  • Mamografia diagnóstica. A mamografia é um exame de raios X da mama. É denominada mamografia diagnóstica quando é realizada para confirmar as alterações já existentes. Na mamografia, a mama é comprimida entre duas placas para espalhar o tecido. Isto pode ser desconfortável no momento, mas é necessário para produzir uma imagem bem legível. A compressão dura apenas alguns segundos. Este procedimento produz uma imagem em preto e branco do tecido mamário, que é interpretada por um radiologista. Em alguns casos, as imagens são ampliadas para permitir uma melhor visualização de uma área suspeita. Os resultados deste procedimento permitem pensar na realização de uma biópsia para confirmação do diagnóstico. A mamografia é muitas vezes mais precisa em homens do que em mulheres, uma vez que os homens não têm mamas densas ou outras alterações que possam interferir no exame.
     
  • Ultrassom da mama. No ultrassom são utilizadas ondas sonoras para produzir imagens em tempo real de órgãos, tecidos e do fluxo sanguíneo do corpo. Este exame é indolor e não expõe o paciente às radiações. O ultrassom de mama é realizado para avaliar alterações da mama detectadas durante a mamografia ou exame clínico. Pode ser útil para diferenciar um nódulo na mama de um cisto ou tumor.
     
  • Descarga mamilar. Uma secreção líquida secretada através do mamilo é denominada descarga mamilar. Neste procedimento é recolhida uma amostra dessa secreção para análise citológica. Este exame, não é muito confiável, pois muitas vezes não são observadas células cancerígenas, necessitando de outros exames para o diagnóstico do câncer de mama.

Fonte: American Cancer Society (27/04/2018)







obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

http://www.oncoguia.org.br

#câncer # Câncer MAMA #mês de conscientizaçao Câncer MAMA  #conscientização #oncoguia #worldleukemiaday

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla