Powered By Blogger

domingo, 31 de outubro de 2021

Câncer de Mama > Vivendo com Câncer de Mama Avançado > Vivendo com o Câncer de Mama Avançado:Apoio Psicossocial no Enfrentamento do

 

Equipe Oncoguia

  • - Data de cadastro: 25/11/2014 - Data de atualização: 23/09/2020



Pessoas com câncer sabem que ter uma atitude positiva ajuda nos momentos difíceis, melhorando sua qualidade de vida e aumentando sua sobrevida.

Enfrentamento adequado da doença não é ter somente uma visão positiva. Pessoas com câncer devem ser incentivadas a ter uma expectativa realista sobre sua doença para poderem fazer boas escolhas e tomarem boas decisões sobre a enfermidade e seu cuidado. Não adianta que sejam pressionadas para serem positivas, é preciso que entendam e ajam de maneira consciente.

Uma pessoa com esperança verdadeira experimenta uma vasta gama de emoções negativas e positivas e apesar de todas as adversidades e dificuldades, tentará avançar na vida.

Conexão mente-corpo

Estamos nos tornando cada vez mais conscientes da importância de nosso corpo e mente trabalhando juntos na nossa saúde e na recuperação de doenças.

A conexão mente-corpo pode fazer uma significativa diferença para mulheres com câncer de mama, já que gerenciar seus pensamentos, sentimentos, crenças e atitudes pode afetar a resposta do seu corpo ao tratamento.

Pesquisas nesta área conhecida como psiconeuroendrocrinoimunologia mencionam que práticas de conexão mente-corpo podem reduzir o estresse ou ansiedade, aumentar a imunidade, melhorar a qualidade de vida, ajudar a controlar os efeitos colaterais do tratamento e talvez aumentar o tempo de sobrevida.

Sinais de depressão

Para algumas pessoas, lidar com o câncer de mama pode levar à depressão grave e estresse emocional. Esses sentimentos podem ser mais fortes no primeiro ano após o diagnóstico. Se os sintomas abaixo durarem mais do que duas semanas, são sinais de depressão clínica e é muito importante conversar com um psicólogo ou um psicooncologista:  

  • Humor triste constante na maioria dos dias.
  • Perda de prazer nas atividades que faz para se divertir.
  • Perda de interesse em trabalho ou lazer.
  • Falta de concentração.
  • Insônia prolongada.
  • Sensação de cansaço.
  • Mudança nos hábitos alimentares.
  • Afastamento dos amigos e familiares.
  • Sentimentos de desesperança, inutilidade ou culpa.
  • Pensamentos frequentes de morte ou um desejo de morrer.

Tratamento contra depressão

A depressão deve ser tratada, assim como o câncer de mama. O médico pode prescrever terapia antidepressiva de curto prazo, se a paciente está passando por um período difícil. No entanto, é importante conversar com o oncologista antes de tomar qualquer medicação contra depressão, pois alguns medicamentos podem interferir com os utilizados no tratamento do câncer de mama.






obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

http://www.oncoguia.org.br

#câncer # #CÂNCER DE MAMA #Câncer FÍGADO #mês de conscientizaçao# CÂNCER DE MAMA #Câncer FIGADO  #conscientização #oncoguia #worldleukemiaday #


#ilcn #livercancerawarenessmonth #cancerdefigado #tudosobrefigado #alcool #cirrose #hepatite #hepatiteC#cancer de mama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla