Powered By Blogger

domingo, 24 de outubro de 2021

Câncer de Fígado > Prevenção:Como Prevenir o

 Equipe Oncoguia

  • - Data de cadastro: 04/10/2015 - Data de atualização: 15/06/2020



Muitos cânceres de fígado poderiam ser evitados reduzindo-se a exposição aos fatores de risco conhecidos para a doença:

  • Evitando infecções por hepatite. O fator de risco mais significativo é a infecção crônica por hepatite B e C. Isto pode ser evitado não compartilhando agulhas e realizando práticas sexuais seguras. Já existe vacina para prevenção da hepatite B para pessoas em situação de risco. Mas, ainda não existe vacina contra a hepatite C. Pessoas com alto risco para hepatite B ou C devem fazer testes para essas infecções e tratá-las, se necessário.
     
  • Limitando o consumo de álcool e cigarro. O abuso de álcool é uma das principais causas da cirrose, que pode levar ao câncer de fígado. Não beber ou beber com moderação ajuda a prevenir o câncer de fígado. Como o tabagismo também aumenta o risco de câncer de fígado, parar de fumar ajuda a diminuir o risco de câncer de fígado, assim como muitos outros tipos de câncer.
     
  • Mantendo um peso saudável. Evitar a obesidade pode ser outra maneira para ajudar a se proteger contra o câncer de fígado. Pessoas obesas têm mais chances de ter esteatose hepática (fígado gorduroso) e diabetes, doenças que têm sido relacionadas com câncer de fígado.
     
  • Limitando a exposição a produtos químicos cancerígenos. Mudar a forma como certos grãos são armazenados em países tropicais e subtropicais poderia reduzir a exposição às substâncias causadoras de câncer, como as aflatoxinas. A maioria dos países desenvolvidos têm regulamentos para proteger os consumidores e trabalhadores de determinados produtos químicos conhecidos por causar o câncer de fígado.
     
  • Tratando doenças que aumentam o risco. Certas doenças hereditárias podem causar cirrose hepática, aumentando o risco de câncer de fígado. Diagnosticar e tratar essas doenças precocemente pode diminuir esse risco. Por exemplo, todas as crianças de famílias com hemocromatose devem ser rastreadas para a doença e tratadas, se necessário.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/04/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.







obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

http://www.oncoguia.org.br

#câncer # #CÂNCER DE MAMA #Câncer FÍGADO #mês de conscientizaçao# CÂNCER DE MAMA #Câncer FIGADO  #conscientização #oncoguia #worldleukemiaday #


#ilcn #livercancerawarenessmonth #cancerdefigado #tudosobrefigado #alcool #cirrose #hepatite #hepatiteC#cancer de mama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla