Powered By Blogger

domingo, 24 de outubro de 2021

Câncer de Fígado > Diagnóstico:Detecção Precoce do

 Equipe Oncoguia

  • - Data de cadastro: 04/10/2015 - Data de atualização: 15/06/2020



Muitas vezes, é difícil diagnosticar o câncer de fígado precocemente porque os sinais e sintomas só aparecem quando a doença se encontra em estágio avançado. Os tumores hepáticos pequenos são difíceis de serem percebidos em um exame físico, porque a maior parte do fígado está sob a caixa torácica direita. Um tumor no fígado só é sentido quando já está volumoso.

Não existem exames de rastreamento recomendados para o câncer de fígado para pessoas que pertencem a grupos de risco. Exames de rastreamento estão em testes para pessoas assintomáticas. Mas, esse exame pode ser indicado para algumas pessoas com risco aumentado.

Muitos pacientes que desenvolvem câncer de fígado são portadores de cirrose há alguns anos. Os médicos podem solicitar exames do fígado se um paciente com cirrose piorar, sem motivo aparente.

Para as pessoas com maior risco de câncer de fígado devido a cirrose ou a hepatite B crônica, alguns especialistas recomendam o rastreamento com exames de sangue com alfa-fetoproteína (AFP) e ultrassom a cada 6 meses. Em alguns estudos, o rastreamento está associado a uma melhora da sobrevida do câncer de fígado.

A AFP é uma proteína que pode estar aumentada em pacientes com câncer de fígado. Mas, esse não é um exame ideal para a detecção da doença. Muitos pacientes com câncer de fígado inicial apresentam níveis normais de AFP. Além disso, os níveis de AFP podem estar aumentados para outros tipos de câncer, bem como para algumas doenças hepáticas benignas.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/04/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.





obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla 

http://www.oncoguia.org.br

#câncer # #CÂNCER DE MAMA #Câncer FÍGADO #mês de conscientizaçao# CÂNCER DE MAMA #Câncer FIGADO  #conscientização #oncoguia #worldleukemiaday #


#ilcn #livercancerawarenessmonth #cancerdefigado #tudosobrefigado #alcool #cirrose #hepatite #hepatiteC#cancer de mama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla