sábado, 9 de agosto de 2014

Mais um blog divulgando sobre Doença Renais - ANEMIA E ERITROPOIETINA



ANEMIA E ERITROPOIETINA





Além de filtrar a urina, os rins têm um papel regulador do organismo. Uma destas funções é a produção de eritropoetina (ou eritropoietina), que é um hormônio que "ordena" às células da medula óssea a produzir células vermelhas para o sangue. Além dos rins, o fígado também produz em menor quantidade este hormônio de nome grego.

Quando o rim perde ou tem prejudicada esta função o efeito no paciente é a anemia. Quando a anemia é acentuada, o paciente pode sentir tristeza, desânimo, fadiga constante, falda de disposição para trabalhar, entre outros sintomas psicológicos. 

Hoje já se pode adquirir a eritropoetina (EPO) para os pacientes, o que combate a anemia e seus sintomas. Como é muito cara, normalmente se pede a dispensa nas Secretarias de Estado da Saúde, mas os processos são morosos, podem durar meses, e demandam que o paciente já esteja há algum tempo com a hemoglobina abaixo de um certo nível. 

Eu vi pacientes passarem um bom aperto por não conseguir obter a eritropoetina em tempo hábil. Alguns pacientes já chegam ao tratamento substitutivo em situação grave, porque não deram atenção aos sintomas ou porque estavam assintomáticos.

Vi também famílias não entenderem que este medicamento é importante para o tratamento da doença e adiarem a entrada dos papéis na secretaria.

As injeções são dolorosas (especialmente quando aplicadas com o líquido gelado, supostamente mais eficaz), e há pacientes que evitam seu uso em função disso, debilitando seu organismo e seu estado mental. Os médicos evitam aplicar a droga na linha ao final da diálise, baseando-se em estudos que mostram redução da eficácia da EPO .

p.s: O meu pai sempre que aplicava a Eritropoetina (EPO)ou o Eprex nome mais conhecido em casa ele fazia uma guerra por que eu sabia que a aplicação para melhor feito o líquido que tinha que ser  gelado ele até chora( dor no peito quando recordo...) então passei a levar para as sessões de hemodiálise assim eles aplicavam na bomba e ficava resolvida por que quando em casa ás vezes não fazia uso.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.renal2.blogspot.com.br/search?updated-min=2013-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2014-01-01T00:00:00-08:00&max-results=11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla