Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Novas Terapias - Quimoterapia

Anticorpos Monoclonais

Os quimioterápicos convencionais agem diretamente no mecanismo de divisão celular, tanto das células tumorais quanto das células saudáveis. Com o avanço da Oncologia, novos medicamentos que agem de forma diferente dos quimioterápicos convencionais estão sendo desenvolvidos.Os anticorpos monoclonais agem destruindo as células tumorais por ação mais específica. Eles se ligam especificamente às células doentes e as destroem, com um grau de toxicidade geralmente muito menor para o paciente e, portanto, com menor incidência de efeitos colaterais.

Atualmente, já dispomos de anticorpos monoclonais úteis para tratamento de carcinomas de cólon, mama, linfomas. Em geral, ele é administrado em combinação com a quimioterapia, embora possa ser aplicado isoladamente em algumas circunstâncias específicas.

Efeitos Colaterais x Anticorpos Monoclonais

Os efeitos colaterais dos anticorpos monoclonais estão associados à infusão e geralmente ocorrem durante a administração da medicação. Falta de ar, sensação de calor, dor, queda da pressão arterial e rubor podem ocorrer, por isso é de extrema importância que tais sintomas sejam imediatamente notificados. Nas administrações subsequentes do tratamento com anticorpos monoclonais a tendência é a diminuição das reações à medicação. A administração concomitante com o regime quimioterápico não causa aumento significativo dos efeitos colaterais da quimioterapia escolhida.


Terapia Biológica

A terapia biológica (imunoterapia, bioterapia ou terapia modificadora da resposta biológica) é um tipo de tratamento que atualmente faz parte do arsenal de terapias contra o câncer. A terapia biológica utiliza o sistema imunológico do corpo, seja direta ou indiretamente para combater o câncer ou para diminuir os efeitos colaterais que alguns outros tipos de tratamento contra a doença possam provocar.

obs.conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/novas-terapias-/245/107/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla