Powered By Blogger

sábado, 16 de agosto de 2014

Resistência a Insulina: o que é?

Devido aos erros de hábitos alimentares, cada vez mais ouvimos falar da resistência à insulina. Conheça um pouco mais a respeito

423739 obesidade Resistência a insulina: o que éOs obesos são mais propensos a desenvolver resistência a insulina.
Há tempos que ouvimos falar sobre resistência à insulina. Porém, nem todo mundo conhece o significado desse termo. Por isso, separamos algumas informações a fim de esclarecer a questão.

Definição

O termo resistência à insulina é utilizado para definir uma situação na qual a insulina que circula no sangue possui sua atividade prejudicada. A insulina é um hormônio, que tem como função controlar as taxas de glicose no sangue, além de agir no fígado, tecido gorduroso e vasos sanguíneos.
Quando o indivíduo possui resistência à insulina, o pâncreas, responsável pela produção dessa substância, a produz em quantidades suficientes, porém sem ação normal.

Compreenda a função da insulina

A insulina possui várias ações no organismo. Ela tem como objetivo principal a facilitação da entrada da glicose nas células. Lá, ela será transformada em energia que é aproveitada pelo organismo. O efeito da insulina encontra-se alto nos músculos, por necessitar de grande fontes de energia e, assim, de glicose.

Conheça as consequências da resistência à insulina

                                     
Com o objetivo de compensar a resistência à insulina, o corpo secreta grandes quantidades dela, tentando fazer com que ocorra mais ação da substância. Porém, em alguns casos esse mecanismo não é eficiente, o que eleva as taxas de concentração tanto do hormônio quanto da glicose.
Especialistas afirmam que a resistência à insulina está ligada a outros problemas de saúde como:
  • Pressão alta;
  • Aumento do colesterol;
  • Doenças vasculares;
  • Síndrome metabólica.
423739 diabetes Resistência a insulina: o que éQuando a resistência a insulina não é tratada, pode se tornar diabetes.

Principais causas da resistência â insulina

Várias causas podem contribuir com a manifestação da resistência à insulina. As principais delas são:
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Síndrome do ovário policístico;
  • Diabetes mellitus tipo 2.

Como o diagnóstico é realizado?

O diagnóstico da doença é clínico. Sendo assim, o médico leva em consideração o perfil do indivíduo, que geralmente é obeso e com alteração das taxas glicêmicas. Em muitos casos podem surgir manchas escurecidas nas axilas ou na região da nuca, que são conhecidas como acantosis nigrans, um sinal fácil de identificar apenas olhando.

Como combater a resistência à insulina?

Os indivíduos que possuem o perfil de resistência à insulina poderão prevenir o aparecimento da doença melhorando o hábito de vida. Ou seja, é preciso iniciar a prática de atividades físicas, investir na redução de peso, assim como realizar uma dieta saudável e equilibrada. Em alguns casos, o médico também pode orientar o uso de medicamento para atrasar o aparecimento do problema.
423739 walking 1 Resistência a insulina: o que éAtividades físicas combatem o problema.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.mundodastribos.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla