Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de março de 2015

8 CUIDADOS PARA A PELE DE QUEM FAZ QUIMIO OU RADIOTERAPIA

Tarima Nistal
Closeup on woman applying roller deodorant on underarm
Passar um creme na pele do rosto e do corpo antes de dormir, algo tão corriqueiro para a maioria das mulheres, pode não ser um processo tão simples após passar por uma quimio ou radioterapia. Nesses casos, os cuidados devem ser intensificados, já que a pele fica fragilizada: pode coçar, ficar vermelha, irritada, seca, escamosa, entre outros efeitos colaterais. E os homens também devem ficar atentos, principalmente na hora de se barbear.

Não ignore mesmo atividades muito rotineiras. Não se deve usar produtos como desodorantes e perfumes sem antes avisar o médico. O mesmo vale se for necessário fazer curativos em alguma ferida. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) dá dicas específicas de como cuidar da pele ao passar por tratamentos contra o câncer. Confira as instruções:

Radioterapia
1. Lave a área irradiada com água e sabão e enxugue com uma toalha macia, sem esfregar;

2. Não entre em saunas, banhos quentes, nem utilize sacos de água quente ou gelo,  lâmpadas solares ou qualquer outro material sobre a pele em tratamento;1. Lave a área irradiada com água e sabão e enxugue com uma toalha macia, sem esfregar;

3. Proteja a pele da luz solar até um ano depois do fim do tratamento, usando protetor solar fator 15, blusa ou camiseta;
4. Evite usar roupas apertadas, sutiãs, camisas com colarinhos, calças jeans etc.;
5. Não use tecidos sintéticos do tipo nylon, lycra, cotton ou tecidos mistos com muita fibra sintética. A roupa deve ser feita de algodão.
Quimioterapia
6. Ao se depilar e fazer a barba, tenha bastante cuidado para não se cortar (se possível, use barbeador elétrico);
7. Nas mãos, evite retirar cutículas e seja cuidadoso ao cortar as unhas;
8. Caso sinta ressecamento da pele ou descamação, passe hidratante que não contenha álcool (como por exemplo óleo de amêndoa ou leite de aveia).
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://vencerocancer.com.br/bem-estar/estetica/confira-8-dicas-para-pele-de-quem-faz-quimio-ou-radioterapia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla