Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de março de 2015

HISTÓRICO DE PEDRAS NOS RINS PROPICIA DESENVOLVIMENTO DE FALÊNCIA RENAL

Pessoas que tiveram pedras nos rins são duas vezes mais propensas a necessitarem mais tarde de diálise ou de um transplante de rim, revela uma investigação recentemente publicada no British Medical Journal

Shutterstock


Pessoas que tiveram pedras nos rins são duas vezes mais propensas a necessitarem mais tarde de diálise ou de um transplante de rim, revela uma investigação recentemente publicada no British Medical Journal.



No âmbito desta investigação, foram recolhidos dados de mais de 3 milhões de habitantes de Alberta, Canadá, durante cerca de 11 anos – entre 1997 e 2009.


Todd Alexander e Marcello Tonelli, investigadores da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Alberta, descobriram que, comparando com pessoas que nunca tiveram pedras nos rins, quem teve um histórico de “pedras nos rins” fica duas vezes mais propenso a ter problemas renais mais tarde.


Outro dado que se destaca neste estudo é o facto de as mulheres abaixo dos 50 anos que tiveram pedras nos rins serem quatro vezes mais propensas a desenvolver mais tarde falência renal.


“Penso que o que estes resultados me dizem é que devíamos estar a monitorizar aquelas pessoas com um historial de pedras nos rins por causa dos factores de risco para o desenvolvimento da doença renal”, comentou o autor do estudo e nefrologista pediátrico Todd Alexander.


De acordo com estes resultados, entre 5 e 7% dos habitantes de Alberta irão desenvolver pedra nos rins durante a vida. Nos Estados Unidos, as previsões são ainda mais negativas: de 10 a 11% da população poderão desenvolver pedras nos rins. “Não estou surpreendido com estes dados, porque quando uma pedra passa pelo rim, há definitivamente o potencial de dano permanente”.


Metade daqueles que tiveram pedras nos rins terá uma reincidência, de um a mais episódios – eis outra conclusão desta investigação exaustiva.


“É importante notar que a vasta maioria das pessoas com pedras nos rins não desenvolverá danos permanentes do rim”, acrescenta Tonelli. “Mas alguns vão (desenvolver), e é por isto que é importante para as pessoas com pedras conseguirem um acompanhamento posterior apropriado – para reduzir o risco de uma nova pedra e para detectar danos no rim”.


Beber mais água, reduzir a ingestão de sódio, tomar medicação apropriada, caso seja receitada, são formas de reduzir a propensão para desenvolver pedras nos rins, sugere o estudo coordenado no âmbito do programa KRESCENT, um programa de apoio e de formação para investigadores cientistas da área renal.




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.portaldadialise.com/articles/estudo-historico-de-pedras-nos-rins-propicia-desenvolvimento-de-falencia-renal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla