Powered By Blogger

domingo, 15 de março de 2015

Perguntas para o Médico sobre o Câncer Colorretal


O diagnóstico do câncer cria muitas dúvidas e inseguranças. Anote sempre as suas e pergunte para seu médico. 

Algumas sugestões de perguntas a serem feitas:


  • Que tipo de câncer colorretal eu tenho?
  • Onde o tumor está localizado?
  • Este é um câncer hereditário?
  • É necessária a realização de exames adicionais ou biópsias?
  • O resultado demora muito para sair?
  • Qual é o estadiamento da minha doença? O que isso significa?
  • Você pode me explicar o laudo de patologia?
  • Quais as opções de tratamento disponíveis para o meu caso?
  • Qual o tratamento que você recomenda? Por quê?
  • Qual é o objetivo do meu tratamento?
  • Quanto tempo dura o tratamento?
  • Quais são os possíveis efeitos colaterais do tratamento a curto e longo prazo?
  • O que pode ser feito para diminuir os efeitos colaterais?
  • De que forma o tratamento afetará minhas atividades do dia a dia?
  • Quais os efeitos colaterais dos medicamentos utilizados no tratamento?
  • Como o tratamento será planejado? Que tipos de exames serão realizados?
  • Será necessário fazer radioterapia?
  • Onde será feita a radioterapia?
  • Qual a frequência da radioterapia?
  • É possível fazer quimioterapia e radioterapia ao mesmo tempo?
  • Meu tipo de câncer permite tratar cirurgicamente? Por quê?
  • Com que frequência devo fazer as consultas de retorno?
  • O que é colostomia? Será necessária no meu caso?
  • Poderei voltar a realizar minhas atividades normalmente?
  • Quais são as chances do câncer voltar?


É muito importante perguntar e esclarecer todas suas dúvidas, a informação é um direito seu!

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/perguntas-para-o-medico-sobre-o-cancer-colorretal/536/178/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla