Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de março de 2015

NUTRIÇÃO EM PRÉ DIÁLISE

Nos doentes com Insuficiência Renal Crónica (IRC) é fundamental uma alimentação correta. Neste contexto a terapia nutricional exerce um importante papel na redução, bem como na estabilização do ritmo de progressão da doença.
O tratamento conservador ou pré-diálise consiste em travar o desenvolvimento da doença e prevenir a desnutrição, assim como reduzir a toxicidade urémica.

A avaliação nutricional é essencial para prevenir a progressão da doença, assegurando simultaneamente um estado nutricional adequado.


Recomendações Nutricionais
As necessidades energéticas do doente em tratamento conservador ou pré-diálise não são muito diferentes da população em geral. No entanto, para doentes obesos podem ser recomendados aportes calóricos mais baixos. Por outro lado, doentes fisicamente muito ativos ou desnutridos, podem necessitar de um aporte energético superior.


Proteínas

Há muito que se sabe que uma dieta hipoproteica pode melhorar os sintomas urémicos e prevenir ou tratar muitas das complicações da IRC. Para doentes com IRC em pré-diálise recomenda-se uma ingestão de 0,6 – 0,8g de proteína/Kg/dia, sendo que pelo menos 60% sejam de alto valor biológico, isto é, apesar de ser uma alimentação pobre em quantidade de proteínas, estas devem ser proteínas bem absorvidas pelo organismo, como por exemplo, proteínas animais: carne, peixe, ovos, leite e derivados.
A melhoria dos sintomas ocorre porque a dieta hipoproteica também restringe a ingestão de fósforo e sódio.


Hidratos de Carbono e Lípidos

Normalmente é recomendado que doentes em pré-diálise façam uma dieta rica em Hidratos de Carbono (50 – 60% do valor calórico total), devendo privilegiar o consumo de alimentos ricos em Hidratos de Carbono Complexos, como o amido, hidrato de carbono complexo mais comum, existente nos cereais como pão, massa, batata e leguminosas.
Em relação aos lípidos são geralmente recomendados 30 – 40% do valor calórico total, sendo mais ricos em gorduras monoinsaturadas, como o azeite, e gorduras polinsaturadas, por exemplo, peixes gordos (salmão, cavala, truta, sardinha, atum) e frutos gordos (nozes, amêndoas, avelã,… Esta recomendação depende sempre dos valores do K+ e do fósforo de cada doente IRC), óleos vegetais (soja, açafrão, milho).


Sódio, Potássio e Líquidos

A hipertensão é um dos fatores de risco para o desenvolvimento e progressão de IRC. A hipertensão aumenta conforme a função renal se deteora. Por este motivo, a redução da ingestão de sódio pode ser necessária em pessoas hipertensas ou com edema. Normalmente é recomendado uma ingestão máxima de 3g/dia, sendo o ideal entre 1 -2g/dia.
O potássio e os líquidos não são normalmente restringidos, até que haja uma perda significativa da função renal.


Cálcio e Fósforo

A absorção intestinal de cálcio está comprometida com o aumento da progressão da IRC, devido à alteração do metabolismo da vitamina D. As dietas pobres em fósforo, são geralmente pobres em cálcio, portanto, poderá ser necessária a suplementação de vit. D.
Os níveis elevados de fósforo estão diretamente ligados à progressão da IRC, sendo importante o controlo da ingestão deste mineral. No entanto, as dietas hipoproteicas já são pobres em fósforo. Conforme a IRC progride poderá ser necessária a utilização de quelantes de fósforo, em adição à restrição alimentar deste mineral, para manter o nível adequado.

 O fósforo encontra-se distribuído em muitos alimentos, dos quais podemos destacar:

  • Leite e derivados (queijo, iogurtes, leite em pó).
  • Carne, peixe e ovos.
  • Leguminosas secas e verdes (grão, feijão, favas, ervilhas, soja, lentilhas).
  • Frutos secos (nozes, amêndoas, pinhões…).
  • Conservas e produtos fumados.
  • Órgãos e vísceras de animais.
  • Cereais integrais. 


Pereira, AM, Martins C. Nutrição na progressão da Insuficiência Renal Crónica. In: Riella MC, Martins C. Nutrição e o Rim. Guanabara Koogan


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.portaldadialise.com/portal/nutricao-em-pre-dialise

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla