Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de março de 2015

NUTRIÇÃO EM HEMODIÁLISE II

Potássio

O potássio encontra-se num elevado número de alimentos, principalmente nos de origem vegetal.
Os alimentos com maior teor de potássio são:
  • cacau, chocolate;
  • batata;
  • frutos frescos (banana, uvas, melão…);
  • legumes (alface, tomate, couve de Bruxelas, espinafre…);
  • leguminosas secas (feijão, grão, ervilhas, favas, soja, lentilhas,…);
  • frutos secos e gordos (amêndoas, nozes, avelãs, castanhas, figos secos, passas de uva,…).

Existem algumas medidas práticas de redução do teor de potássio nos alimentos, tais como: a fervura, a imersão (colocar de molho) e ainda o tamanho do corte dos alimentos.
Os legumes, à semelhança das batatas, são dos alimentos que devem sofrer algumas modificações pelo processo de fervura.
 
Na cozedura, devem utilizar-se em simultâneo dois recipientes de água, de forma a que, no primeiro recipiente, os primeiros cinco a sete minutos de fervura, sejam para eliminar a maior quantidade possível de potássio (branqueamento), devendo-se de seguida, mudar os alimentos para o segundo recipiente, onde acabam de cozer. Deve utilizar recipientes grandes que levem bastante água.




Para a confeção da sopa só deve ser utilizada a segunda água, pois é a que tem menor quantidade de potássio.
As batatas para fritar ou assar no forno, devem estar em imersão e já partidas, cerca de duas horas antes de serem cozinhadas.
 
DUAS FORMAS DE PROCEDER À DESMINERALIZAÇÃO DOS ALIMENTOS:
Fraccionar os alimentos no maior número de porções possível (quanto mais fraccionados, maior a área de contacto com a água e maior a percentagem de potássio que é removido) e deixar de molho durante algumas horas (pelo menos 2h), mudando regularmente a água;
Cozer os alimentos durante 10 minutos depois da água ferver e mudar para uma outra água, já a ferver, para acabar de cozinhar. Em ambos os casos, rejeite as águas, pois estão naturalmente muito concentradas em potássio.
Note que nenhum destes processos retira a totalidade do potássio presente nos alimentos. Por este motivo, não deve prescindir do auxílio do seu nutricionista/dietista, que lhe dará a conhecer os alimentos mais ricos em potássio, quais os recomendados e as quantidades/porções que são adequadas a si e se tornam seguras. Não se esqueça que, mais uma vez, as porções ou tamanho dos alimentos escolhidos são importantes e disso pode depender a sua segurança, controlar os níveis de potássio sanguíneo evitando a hipercaliémia.
Diaverum

Nota: Deixar de molho os legumes e frutas têm o inconveniente de perder grande parte das vitaminas solúveis em água. Daí que o Insuficiente Renal Crónico em hemodiálise necessite de complexos vitamínicos adicionais.

NUNCA deverá beber este líquido porque é muito rico em potássio.
Informação nutricional nos rótulos

As seguintes diretrizes podem ser úteis no momento de decidir se um alimento tem muito ou um pouco de potássio: (sempre verificar com o seu médico / enfermeiro / nutricionista, para obter orientações individuais) 
 
Muito baixo nível de potássio: abaixo de 40 mg por porção (1%) 
Baixa de potássio: abaixo de 100 mg por porção (3%) 
Potássio Médio: 100-250 mg por dose (3-7%) 
Alta de potássio: 250-500 mg por dose (7-14%) 
Muito alto de potássio: acima de 500 mg por dose (> 14%)
Em geral, os especialistas recomendam uma dieta que contenha, pelo menos, 4700 mg de potássio por dia (pessoa normal). No entanto, a maioria das pessoas com doença renal crónica, ou lesão renal aguda deve ingerir menos de 1500-2700 mg de potássio por dia.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.portaldadialise.com/portal/nutricao-em-hemodialise/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla