Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de março de 2015

Causas do Câncer Colorretal


A causa da maioria dos casos de câncer de intestino ou colorretal ainda é desconhecida, mas muitas pesquisas estão sendo realizadas nesta área.

Existe atualmente, alguns progressos na compreensão de como certas mutações no DNA podem fazer com que células normais se tornem cancerígenas. O DNA contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todas as células. Normalmente, as pessoas se parecem com seus pais, porque eles são a fonte de seu DNA. Entretanto, o DNA também pode influenciar o risco de desenvolver certas doenças, como alguns tipos de câncer.

Alguns genes contêm instruções para controlar o crescimento e divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Os genes que retardam a divisão celular ou levam as células a morte no momento certo são chamadas de genes supressores de tumor. Os cânceres podem ser causados ​​por alterações do DNA que se transformam em oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor. Mutações em vários genes diferentes parecem ser necessárias para causar o câncer colorretal.

Estas alterações genéticas podem ser herdadas de um dos pais ou adquiridas durante a vida de uma pessoa, se as células do corpo cometerem "erros”, se dividindo para formar duas novas células:


  • Mutações Genéticas Herdadas


Alguns cânceres colorretais são causados por mutações genéticas, hoje, já se conhecem muitas dessas mutações no DNA e seus efeitos sobre o crescimento das células.

As síndromes hereditárias mais comuns associadas ao câncer colorretal são: polipose adenomatosa familiar, câncer colorretal hereditário sem polipose, síndrome de Gardner, síndrome de Turcot, síndrome de Peutz-Jeghers e polipose MUTYH.

Os exames genéticos podem detectar as alterações genéticas associadas com estas síndromes hereditárias. Se você tiver histórico familiar de pólipos ou câncer colorretal ou outros sintomas ligados a essas síndromes, converse com seu médico sobre aconselhamento e exames  genéticos.


  • Mutações Genéticas Adquiridas


A maioria das mutações do DNA relacionadas ao câncer colorretal não são herdadas, mas adquiridas durante a vida de uma pessoa. Existem alguns fatores de risco que provavelmente desempenham um papel importante nas mutações adquiridas, mas até agora não existe comprovação específica de qualquer mutação que cause o câncer colorretal. 

Em muitos casos, a primeira mutação ocorre no gene APC, causando aumento do crescimento de células do intestino grosso devido à perda desse "freio” no crescimento celular. Outras mutações podem então ocorrer em genes como KRAS, TP53 e SMAD4. Essas alterações podem levar às células a um crescimento e disseminação de forma incontrolável. Outros genes ainda não descobertos quanto a sua participação provavelmente também estão envolvidos.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/causas-do-cancer-colorretal/1716/178/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla