Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de março de 2015

CÃIBRAS MUSCULARES NA HEMODIÁLISE

Cãibras musculares na Hemodiálise


As cãibras musculares são contrações involuntárias de músculos, associadas a dores severas. Podem envolver os músculos das pernas, sendo mais frequente acontecerem nos pés. No entanto, também podem ocorrer nos braços e mãos.

Esta sintomatologia é uma complicação frequente da hemodiálise. A mais comum é a hipotensão (acontece entre 20% a 30% das diálises), sendo logo procedida pelas cãibras (aparecem em 5% a 20% das diálises).


"Estima-se que 33 a 86% das pessoas alvo de tratamento dialítico experienciam cãibras musculares e estas ocorrem na segunda metade do tratamento de hemodiálise."



Fisiopatologia

A patogénese não é totalmente conhecida. As cãibras musculares durante a hemodiálise acontecem quando os líquidos e electrólitos deixam rapidamente o espaço extracelular (acontece uma ultrafiltração rápida), podendo também relacionar-se com a hiponatrémia, hipotensão, défice de magnésio ou o uso de solução dialítica pobre em sódio. O défice de hormona paratiroideia também parece ter influência.

Consequências

As cãibras musculares podem ter sérias consequências para as pessoas que as experienciam uma vez que são dolorosas e podem ter um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas portadoras de Insuficiência Renal. As cãibras podem também limitar a tolerância da pessoa à hemodiálise.

Prevenir/tratar

Geralmente as cãibras ocorrem concomitantemente com a hipotensão (embora possam persistir após o restabelecimento da pressão arterial) e, nestes casos, a administração de solução de glicose ou soro fisiológico hipertónico é muito eficaz no tratamento agudo das cãibras musculares, podendo também ser utilizado gluconato de cálcio. Uma massagem no local das cãibras e a aplicação de uma toalha/pano quente podem proporcionar conforto na fase aguda.

A prevenção dos episódios hipotensivos também poderá eliminar a maior parte dos episódios de cãibras. Além deste facto, deve-se evitar bebidas alcoólicas e cafeína; aplicar calor alternado com frio (no banho, com a água, por exemplo), realizar massagens, fazer caminhadas seguidas de descanso com elevação das pernas e o ganho de pouco peso entre as sessões de diálise.



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.portaldadialise.com/articles/caibras-musculares-na-hemodialise

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla