Powered By Blogger

sábado, 17 de setembro de 2016

21 de setembro, Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer


O Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, celebrado em 21 de setembro, foi instituído em 1994 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer) colabora anualmente com essa iniciativa, promovendo ações em todo o país, durante o mês de setembro. “Alzheimer: eu não esqueço”
Uma das doenças mais comuns na velhice, o Alzheimer acarreta perda de funções cognitivas como memória, orientação, atenção e linguagem, com dificuldade de se expressar e compreender os outros. De acordo com a ABRAz, a doença, incurável, se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada.
O nome Alzheimer refere-se ao médico alemão Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença, em 1906. Ele estudou e publicou o caso da sua paciente Auguste Deter, uma mulher saudável que, aos 51 anos, desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem, tornando-se incapaz de cuidar de si. Após o falecimento de Auguste, aos 55 anos, o Dr. Alzheimer examinou seu cérebro e descreveu as alterações que hoje são conhecidas como características da doença.
A ABRAz tem como prioridade divulgar a Doença de Alzheimer e contribuir para o constante investimento no tratamento de pacientes e apoio aos familiares-cuidadores. Além de realizar campanhas, palestras, cursos e debates abertos à população, a fim de esclarecer informações sobre a doença, seus sintomas e tratamentos.
Há mais de 20 anos, a Associação oferece apoio e contribui para a superação de dificuldades enfrentadas desde o momento do diagnóstico até as etapas mais avançadas da doença. Você pode encontrar no site da ABRAz a programação para o Mês Mundial da Doença de Alzheimer - 2016 em várias regiões do Brasil e conhecer os benefícios que os grupos de apoio oferecem.

https://www.facebook.com/AbrazMinasGerais/?hc_ref=PAGES_TIMELINE&fref=nf

4 comentários:

  1. Obrigada por nos ajudar a divulgar sobre a doença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone Manzaro, olá! Sabe eu nem sei o que dizer sobre o Alzheimer, das três doenças que vivenciei essa eu acho que foi a pior meu Deus como é difícil lidar com uma pessoa com o Alzheimer e ver as funções vitais e a qualidade de vida se indo pelos nossos dedos sem poder fazer absolutamente nada, aff. Até termos consciência de como cuidar dos nossos entes tanto eles como nós já estamos com estresse bastante elevado. Agradeço eu pelas pessoas e grupo onde eu aprendi por demais para saber lidar com minha mamis. Sabe a informação sobre a doença é tudo por que as pessoas acham que o Alzheimer é somente o esquecimento antes fosse... e se esquecem que o cérebro é tudo não morremos somente quando o coração ou a respiração para a morte do corpo é muito mais. Como sofro ainda... :( Gratidão!!

      abs.fraternos,
      Carla

      Excluir
  2. Carla querida, concordo, é muito dificil, mas, não impossível. A informação sobre a doença e os cuidados é um caminho muito importante para que possamos nos organizar para essa tarefa, sem descuidar de nós. Eles podem nos esquecer, mas nós ainda sabemos quem eles são. Super bjo

    ResponderExcluir
  3. Simone Manzaro, olá! Gratidão pela visita e comentário.Realmente é doloroso ver os nossos entes esquecer quem somos uma dor muito profunda... nunca deixaremos de esquecer deles por que sempre vai estar dentro de nós. A minha mãe me chamou e pediu para não deixar ela esquecer de mim e minha irmã por que sabia que estava esquecendo e não poderia esquecer de nós por que Deus só deu nós duas para ela morri por dentro não podia chorar perto dela simplesmente prometi que não iria deixar acontecer foi o que fiz.:(
    abs fraternos,
    Carla

    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla