É importante que os doentes de Alzheimer vivam em uma casa com ambiente físico, emocional e social adaptado às suas necessidades. Essa organização irá ajudar tanto ao doente quanto aos familiares e cuidadores que convivem com ele.
Mas lembre-se: é importante manter um ambiente estável, simples e rotineiro!
Conheça 6 dicas para deixar o ambiente organizado para o doente de Alzheimer:
Evite ambientes com muitos estímulos. Informações demais podem interferir na execução das tarefas do doente. Escolha os objetos que vão compor o lugar com bastante cuidado;
Mude o ambiente de forma gradativa. Fazer mudanças bruscas de móveis e decoração pode deixar o doente de Alzheimer desorientado;
Preserve objetos e mobílias que tenham algum significado para o doente. Manter alguns elementos conhecidos passa ao doente a sensação de realmente “estar em casa”. Caso o objeto esteja desgastado ou estragado, busque dar uma cara nova à ele.
Sempre que tiver alguma mudança na casa, explique para o doente de Alzheimer de forma clara e simples, mesmo que você tenha que repetir essa informação algumas vezes.
Mantenha os objetos sempre no mesmo local, assim como suas cores e formas. Por exemplo: se o idoso usa o shampoo azul durante o banho, procure sempre marcas que possuam embalagens dessa cor; o mesmo vale para utensílios como copos, talheres e outros objetos de decoração. Colocar essas estratégias em prática logo nas fases iniciais da doença pode ajudar bastante o desempenho do doente.
Procure realizar as atividades de rotina sempre no mesmo local e horário, como realizar as refeições somente na cozinha, com utensílios que só o doente usa.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
http://conaz.com.br/portal/6-dicas-para-organizar-a-casa-de-uma-pessoa-com-alzheimer/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla