Powered By Blogger

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Fiéis de paróquia da Serra fazem testes para doar rim a padre no ES

Jessimar descobriu problemas renais há 2 anos e está na fila de transplante.
Ele não encontrou doadores compatíveis entre seus familiares.

Katilaine Chagas
De A Gazeta
Fiéis perceberam que o padre Jessimar, no centro, passou a se ausentar da paróquia por conta da diálise (Foto: Fernando Madeira/ A Gazeta)Fiéis perceberam que o padre Jessimar, no centro, passou a se ausentar da paróquia por conta da diálise (Foto: Fernando Madeira/ A Gazeta)
Um grupo de fiéis da Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, do bairro Barcelona, na Serra, Espírito Santo, começou a fazer os testes para doar o rim para o padre Jessimar Soares.Ele precisa de um transplante do órgão, mas não encontrou doador compatível entre seus familiar

Há cerca de dois meses, os fiéis começaram campanha para encontrar um doador. Dessa ação, surgiram pessoas dispostas a abrir mão do próprio órgão em favor do padre. “Conseguimos 22 pessoas”, comemora André Luiz Oliveira, coordenador paroquial.
Os testes vão acontecer até outubro, já que são realizados uma vez por semana, no Hospital Meridional, em Cariacica. “Dividimos em grupos de três a cinco pessoas. Por isso os testes só terminam em outubro”, explicou André Luiz.

O padre descobriu a doença enquanto celebrava uma missa, quando passou mal. Hoje ele está na fila do transplante e lida todos os dias com nove horas de diálise em sua casa, durante a noite.

Ele preferiu não fazer a diálise em hospital para que pudesse ficar livre para dar continuidade às suas atividades no sacerdócio. O padre todos os dias celebra missa, na Serra.

Os fiéis que se candidataram estão espalhados pelas sete comunidades que formam a Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria.

Compatível
Para ser candidato a doar um rim para o padre Jessimar, é preferível que doador e receptor sejam do mesmo grupo sanguíneo, embora isso não seja obrigatório, segundo o nefrologista Michel Assbu.

Ele explica que, em casos como o dos candidatos a doadores, os testes vão apontar quem possui maior proximidade genética com o padre. O ideal é que o percentual de semelhança seja de pelo menos 60%.

Além disso, tanto o doador quanto o receptor devem conseguir autorização judicial para liberar a realização do procedimento. “Eu só realizo com autorização”, declarou Michel Assbu.

Como funciona a doação de rim

- Os candidatos fazem teste de HLA, que compara a semelhança da carga genética entre doador e receptor. O ideal é que tenha semelhança de no mínimo 60%.

- Além de medicação rotineira, o receptor toma medicação com mais atividade antirrejeição.

- É preciso ter autorização judicial se o doador não for pai, mãe ou irmãos.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
aabs
Carla
http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/07/fieis-de-paroquia-da-serra-fazem-testes-para-doar-rim-padre-no-es.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla