Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

21 de setembro, Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer

10 VERDADES SOBRE ALZHEIMER

1-Temos 1 milhão e meio de pessoas idosas com Alzheimer no Brasil.

2-Cada pessoa idosa com Alzheimer carrega junto mais 3 familiares que cuidam e estão severamente afetados pela doença. Perto de 6 milhões de brasileiros são diretamente afetados pelo Alzheimer!

3-A cada 5 minutos é feito um novo diagnóstico de Alzheimer no Brasil!

4-A cada dia, perto de 300 novos casos de Alzheimer são diagnosticados no Brasil. 9 mil por mês… 100 mil por ano!

5-Não existe pessoa mais estigmatizada, mais desamparada pela sociedade que a pessoa idosa com Alzheimer. No Brasil, é considerado cidadão de segunda classe pelos nossos gestores e políticos.

6-O Estatuto do Idoso declara no seu artigo terceiro que é OBRIGAÇÃO do Governo Brasileiro, dos governadores e dos prefeitos, JUNTAMENTE, com as famílias, o amparo e o cuidado com os idoso brasileiros. SÓ AS FAMÍLIAS CUMPREM O SEU PAPEL. Nossos governantes…NECA!

7-Apesar da doença de Alzheimer não ter cura, nossas famílias afetadas têm o direito de receber treinamento e capacitação para cuidar melhor de seus queridos idosos familiares. Nossos governantes…NECA!

8-Há evidente descaso dos gestores de saúde do Brasil, em relação às pessoas idosas com Alzheimer. Nossos médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas e demais profissionais de saúde NÃO RECEBEM CAPACITAÇÃO sobre Alzheimer. Muitos destes profissionais, inclusive, não sabem trabalhar com esta doença e pouco se importam com pessoas idosas com Alzheimer.

9-A doença de Alzheimer já é considerada em todos os países do mundo com A GRANDE EPIDEMIA DO SÉCULO XXI. 

Daqui a 20 anos, no Brasil, teremos certamente mais de 4 milhões de idosos com Alzheimer! Mais de 12 milhões de brasileiros familiares serão afetados! O Brasil não enxerga a gravidade da situação presente e futura do drama de milhões de famílias brasileiras!


10- Alzheimer não é doença somente da pessoa idosa, é doença que afeta toda a família!

Dr. Márcio Borges - Médico Geriatra 
Cuidar de Idosos



3 comentários:

  1. O Alzheimer é um tipo de demência, das mais incidentes no Brasil e no Mundo. Tendo suas origens genética e social. O Alzheimer com os outros tipos de demência é hoje o problema de uma sociedade e familiar. E assim só vai aumentando a população de indivíduos com demência sem os cuidados dos quais tem direito. As famílias precisam de orientações, treinamentos e atenções, pois é muito difícil lidar com os sentimentos envolvidos nesta perda gradual, vendo definhar aqueles que cuidaram de vc e te ensinaram tudo. Faltam politicas publicas que cooperem, ajudem e orientem as famílias para melhor qualidade de vida para doente e cuidador. Respeito e Dignidade é tudo....

    ResponderExcluir
  2. Unknown, olá! Obrigada pela visita e comentário. Espero que nosso blog possa ajudar. è uma doença com muitos altos e baixos. Aff. Deus contigo
    abs.fraternos,
    Carla

    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla