Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

21 de setembro - O Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, celebrado em 21 de setembro, foi instituído em 1994 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer) colabora anualmente com essa iniciativa, promovendo ações em todo o país, durante o mês de setembro. “Alzheimer: eu não esqueço” 

Uma das doenças mais comuns na velhice, o Alzheimer acarreta perda de funções cognitivas como memória, orientação, atenção e linguagem, com dificuldade de se expressar e compreender os outros. De acordo com a ABRAz, a doença, incurável, se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada.

O nome Alzheimer refere-se ao médico alemão Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença, em 1906. Ele estudou e publicou o caso da sua paciente Auguste Deter, uma mulher saudável que, aos 51 anos, desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem, tornando-se incapaz de cuidar de si. Após o falecimento de Auguste, aos 55 anos, o Dr. Alzheimer examinou seu cérebro e descreveu as alterações que hoje são conhecidas como características da doença.

A ABRAz tem como prioridade divulgar a Doença de Alzheimer e contribuir para o constante investimento no tratamento de pacientes e apoio aos familiares-cuidadores. Além de realizar campanhas, palestras, cursos e debates abertos à população, a fim de esclarecer informações sobre a doença, seus sintomas e tratamentos.

Há mais de 20 anos, a Associação oferece apoio e contribui para a superação de dificuldades enfrentadas desde o momento do diagnóstico até as etapas mais avançadas da doença. Você pode encontrar no site da ABRAz a programação para o Mês Mundial da Doença de Alzheimer - 2016 em várias regiões do Brasil e conhecer os benefícios que os grupos de apoio oferecem.


https://www.facebook.com/profile.php?id=100010588081474&hc_ref=NEWSFEED

Abrace essa causa, eu não esqueço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla