Powered By Blogger

domingo, 25 de setembro de 2016

DIABETES E NUTRIÇÃO: O QUE SÃO CALORIAS VAZIAS?

diabetes e as calorias vaziasEscrito por DiabeTV Brasil

A maioria de nós está ciente de que a obesidade está se tornando um problema de saúde global a um ritmo muito rápido, alarmante. Um dos maiores fatores que tem contribuído para o crescimento desta epidemia mundial, é a introdução de açúcares e gorduras sólidas em diversos alimentos industrializados. Este procedimento, faz com que nossa alimentação seja carregada de calorias, mas desprovida de qualquer valor nutricional. Combine isso com o estilo de vida sedentário da maioria dos adultos, e é fácil perceber por que doenças como o diabetes tipo 2, aterosclerose, acidente vascular cerebral e câncer têm aumentado rapidamente nas últimas décadas
Indivíduos e instituições especializadas em nutrição começaram a referir-se a estes consumíveis açucarados e gordurosos como “calorias vazias”. Como dissemos antes, isso significa que os alimentos e bebidas que recebem esta classificação têm pouco ou nenhum valor nutricional para a saúde, e são conhecidos por contribuir para o ganho de peso e surgimento de outras doenças. Embora existam alguns alimentos que podem ser facilmente identificados como calorias vazias, outros podem não ser tão facilmente perceptíveis, pois seus teores de açúcares e gorduras podem estar mascarados. Em geral, você deve prestar atenção e procurar minimizar ou excluir os seguintes alimentos de sua dieta:
Muitos doces e sobremesas: bolos, biscoitos recheados, sorvetes e qualquer tipo de massa doce provavelmente terão elevado teor de açúcares, com pouco valor nutritivo. Dependendo da composição do doce, podem conter também grandes quantidades de gorduras.
Bebidas açucaradas: O refrigerante é o principal produto aqui, mas não o único. Muitas pessoas não sabem que sucos de frutas, bebidas energéticas e esportivas têm teor de açúcar comparável à maioria das bebidas carbonatadas.
Queijo: Mesmo que o queijo geralmente tenha melhor conteúdo nutricional do que a maioria dos alimentos nesta lista, ele também é conhecido por ter grandes quantidades de gordura saturada. Escolha as variedades com menor teor de gorduras.
Carnes vermelhas e embutidos: estes alimentos em geral estão carregados de gordura saturada. Tente optar pelo frango, peixe e cortes de carne magra, além do vegetais, como sua principal fonte de proteínas.
Alguns condimentos: Maionese é um bom exemplo aqui, pois é conhecida por conter grandes quantidades de gordura saturada.

Esta lista fornece uma visão geral sólida sobre quais alimentos devemos evitar, mas como mencionamos antes, alguns produtos podem ser enganosamente não saudáveis. A melhor maneira de descobrir é simplesmente verificar a informação nutricional para conhecer o teor de açúcares e gordura saturada, basicamente. Como sempre, se você tem alguma condição especial de saúde e está pensando em alterar a sua alimentação, ou tem alguma dúvida sobre calorias vazias, é sempre bom entrar em contato com o seu médico ou nutricionista. Eles têm formação educacional e experiência para lhe proporcionar excelentes conselhos em relação à sua saúde.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://blogbr.diabetv.com/diabetes-e-nutricao-o-que-sao-calorias-vazias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla