Powered By Blogger

domingo, 20 de agosto de 2017

Iniciando programa de Exercícios Físicos para portadores de DA

Exercícios para idoso com DA

Iniciando programa de Exercícios Físicos para portadores de DA

em Demências e Alzheimer/Exercícios Físicos por
 
 
A doença de Alzheimer é a patologia neurodegenerativa mais freqüente associada à idade. Nas próximas semanas iremos explicar como um programa de Exercícios Físicos pode ajudar na prevenção, atenuação de sintomas e retardo da evolução da doença.

O objetivo principal de um programa de Exercícios Físicos é manter as funções motoras. Sabemos que a qualidade de vida é maior quando a independência é preservada pelo maior tempo possível.

Dependendo do estágio da doença, para iniciar um programa de Atividades Físicas assistido por um profissional de Educação Física, deve-se ter o apoio muito eficaz do cuidador. O cuidador deve relatar doenças associadas, medicamentos utilizados e características e sintomas específicos da fase atual  da doença. Tudo para que o professor possa avaliar qual estágio físico em que o idoso se encontra.

 


Considerando estágios leve, moderado e grave, as funções cognitvas e motoras vão declinando com o avanço da doença. É muito relevante avaliar tais funções antes de iniciar o programa de Exercícios Físicos.  A avalição precisa é importante para que o profissional possa trabalhar direcionado às declinações específicas do momento.

Força, flexibilidade, capacidade aeróbia e equilíbrio estão relacionados à Capacidade Funcional. Estas capacidades geralmente estão mais comprometidas nas fases moderada e grave da doença.

Distúrbios da marcha (dificuldades para andar), perda de força de membros superiores e inferiores e descontrole postural são mudanças que aumentam a cada fase. E elevam o risco de lesões, quedas e fraturas.

Com relação à cognição, o profissional deve avaliar o grau de entendimento, compreensão e captação das informações passadas. Isto será fundamental na instrução dos exercícios. Outros quesitos a serem avaliados são: a comunicação, sintomas depressivos e dificuldade de deglutir (neste caso seriam prescritos exercícios para fortalecer músculos do tronco e pescoço).

É possível melhorar a qualidade de vida por meio da atenuação dos efeitos deletérios da doença. Assim conseguimos diminuir o risco de hospitalização e institucionalização.

Por conseqüência, há também estímulos de memória como: vocabulário novo (nomes dos exercícios e pedagogias adequadas ao entendimento do idoso), repertório de movimentos variados, contagem das series e repetições.

Nas próximas semanas falaremos sobre efeitos fisiológicos. Também trataremos sobre quais exercícios e abordagens devem ser prescritas aos idosos portadores do Mal de Alzheimer.


obs.conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla 

https://idosos.com.br/programa-de-exercicios-para-da/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla