Powered By Blogger

sábado, 5 de agosto de 2017

LÚPUS: POR QUE O PACIENTE DEVE EVITAR EXPOSIÇÃO SOLAR?

Juliana Conte

A exposição solar desencadeia uma reação inflamatória no organismo do paciente com lúpus que pode afetar estruturas como articulações, cérebro e rins. Saiba como se proteger

lúpus é um doença inflamatória e crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva. Uma das recomendações cruciais dos reumatologistas aos pacientes é o cuidado em relação à exposição solar.

O que se sabe é que cerca de 30% a 40% das pessoas que têm a doença apresentam maior sensibilidade aos raios ultravioletas, que, muitas vezes, geram o surgimento de novas lesões na pele e crises de atividade do lúpus (o sol, nesse caso, funciona como gatilho).
Basta notar que quando o paciente fica exposto à luz solar por horas seguidas e sem proteção, sua pele fica avermelhada (no rosto, são visíveis lesões com o formato de asa de borboleta). Isso ocorre porque o sol promove uma reação imunológica no organismo, tornando a pessoa com lúpus extremamente fotossensível.
“Orientamos que os pacientes com a doença sempre utilizem bloqueadores solares fator 30 quando saírem às ruas. Mesmo se o dia estiver nublado, é preciso usar o produto. O importante é impedir que surja o processo inflamatório; quando a pele já está avermelhada e com certo prurido, é sinal de que a inflamação já começou”, destaca Eduardo Borba, professor doutor de reumatologia da USP.
Mas atenção: a exposição solar desencadeia uma reação inflamatória que pode afetar não apenas a pele, mas estruturas como articulações, cérebro e rins. Dessa maneira, a exposição à luz do sol pode comprometer todos os órgãos envolvidos na doença (https://drauziovarella.com.br/videos/orgaos-mais-acometidos-pelo-lupus/)
O paciente com lúpus pode frequentar a praia, mas é necessário um cuidado redobrado com o corpo. Veja as orientações do dr. Eduardo:
* Sempre utilize bloqueadores solares com fator mínimo de proteção número 30. Reaplique a cada duas ou três horas, com antecedência de 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol. Lembre que os raios UV são mais intensos entre 10 e 15 horas;
* A dica é passar o equivalente a uma colher de chá de protetor no rosto, braços e pescoço;
Leia também: Saiba como se proteger do sol (https://drauziovarella.com.br/cancer/protecao-solar-ideal-nao-e-possivel-apenas-com-bloqueadores/)
* O uso de óculos escuros, com 99% a 100% de proteção, ajuda a prevenir problemas na região dos olhos que podem afetar os portadores de lúpus. Não se esqueça de utilizar chapéus, principalmente se estiver na rua, praia ou campo;
* A prática de atividade física é muito importante para controlar e estabilizar a doença, além de fornecer resistência aos portadores. Dica: se você for adepto de caminhada ou corrida, saia cedo de casa. Evite exposição solar depois das 10 da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla