terça-feira, 8 de agosto de 2017

O que é Delírio, quando aparece e o que fazer.



Delírios podem ser causados por doenças ou drogas

DELíRIOS ACONTECEM ESPECIALMENTE 
EM IDOSOS HOSPITALIZADOS.



Delírio é um quadro agudo de desconexão com a realidade

Delirium ou Delírio é uma síndrome que se manisfesta por um transtorno mental agudo, de causa orgânica multifatorial.

Ou seja, é um episódio que começa e termina em determinado período no tempo. Pode nunca mais aparecer, ou pode se repetir em situações específicas.
A taxa de ocorrência em adultos maiores de 60 anos (particularmente durante hospitalizações) ou como sintoma secundário de alguns tipos de demência como a Doença de Alzheimer é  maior que em pessoas mais jovens.
É caracterizada por compromentimento global das funções cognitivas, distúrbios de atenção, alteações no sono e na atividade psicomotora (integração das funções motoras – de movimento do corpo – e psiquicas – pensamento).
O diagnóstico é feito através da identificação de 4 sintomas fundamentais:
  • Distúrbio da Consciência: envolve alteração do nível de percepção do ambiente e redução da capacidade para se concentrar, manter ou mudar a atenção.
  • Distúrbios Cognitivos: perda da memória, desorientação e alucinações (que podem ser visuais ou auditivas), distúrbios leves de linguagem e percepção.
  • Instalação aguda e curso flutuante. Isto é, acontece subtamente e passa rápido quando a causa é eliminada. As ocorrências podem ser completamente diferentes entre si.
  • Presença de uma ou mais doenças clínicas ou de toxidade medicamentosa.
Também é perceptível em idosos outros sintomas como sonolência, lentidão no raciocínio e nos movimentos, incapacidade de obedecer a ordens complexas ou manter atividades que exijam raciocínio seqüenciado, como cozinhar, por exemplo.
Pode ser causado por uso de drogas ou abstinência delas como Álcool e hipnóicos-sedativos. Também há histórico de Anticonvulsivantes, Antidepressivos, Drogas Antiparkinsonianas (incluindo amantadina), Corticóides e Narcóticos, (Fenotiazinas) que provocam Delírio. Algumas Infecções (Meningite, Pneumonia, Septicemia, Pielonefrite, etc), Doenças Cardíacas, Distúrbios Metabólicos, Desordens do Sistema Nervoso Central, Câncer e Neoplasias, Traumatismos diversos ou mudança de ambiente também entram na lista das causas.

O Delírio é uma emergência médica.

Portanto, caso você presencie um episódio de delírio, deve procurar um médico imediatamente. O tratamento depende da causa, da saúde em geral do paciente e das chances e rapidez do tratamento. A equipe de saúde deve se concentrar no diagnóstico e tratamento das causas do problema.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://idosos.com.br/delirio/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla