Powered By Blogger

domingo, 20 de agosto de 2017

Carotenóides: compostos bio-ativos importantes e disponíveis.

Cenoura rica em carotenóides em Nutrição por  



Sabemos que o consumo regular de alimentos funcionais traz benefícios à saúde. Uma classe de composto bioativo muito importante é a família dos Carotenóides.

Os Carotenóides representam um grande grupo de pigmentos naturais encontrados em raízes, folhas, brotos, sementes, frutas e flores. Normalmente, vegetais de cores amarelo, alaranjados e vermelhos, como cenoura, tomate e goiaba, são ricos em carotenóides.

Dentre os mais de 600 tipos diferentes de carotenóides identificados pela literatura, cerca de 40 tipos estão presentes na dieta humana.

Os seres humanos não são capazes de sintetizar os carotenóides. Portanto, é necessário obtê-los exclusivamente a partir da alimentação.

Dentre os mais presentes em nosso consumo dietético, destacam-se:
  • licopeno: presente no tomate (e derivados, como molhos), melancia, goiaba, pimentão vermelho, etc. Está relacionado à prevenção de câncer de próstata.
 
  • beta-caroteno: convertido em nosso corpo para vitamina A, está presente na cenoura, caqui, mamão, manga, melancia, etc.
 
  • alfa- caroteno: considerado muito efetivo em prevenção de doenças cardíacas e AVC, está presenta na cenoura, moranga, laranja, pimentas, etc.
 
  • beta-criptoxantina: também pró-vitamina A, está presente em vegetais alaranjados como cenoura, laranja, moranga, etc.
 
  • luteína e zeaxantina: couve, abóbora, brócolis, cenoura, tomate, etc. Compostos bioativos muito importantes para a saúde dos olhos. 
Diversos mecanismos de ação biológica tem sido atribuídos e propostos aos carotenóides, sendo sua ação antioxidante considerada a de maior importância.

Além disso, estas substâncias podem interagir com outros antioxidantes de modo a potencializar o sistema imunológico (de defesa) no organismo humano.

Em termos clínicos, o risco de incidência de doenças crônicas como cânceres, cardiopatias, osteoporose e diabetes é menor frente ao consumo de alimentos fontes de carotenóides.

Para exercer seus efeitos benéficos à saúde, os carotenoides devem ser facilmente absorvidos para chegar ao local de ação. Até serem absorvidos, os eles precisam romper algumas barreiras físicas estruturais que ocorrem naturalmente nos alimentos.

À vezes, alimentos processados tem maior bio-disponibilidade de carotenóides que os alimentos in-natura. Exemplos: conseguimos absorver maior quantidade de licopeno quando ingerimos molho de tomate que tomate in natura. A quantidade de beta-caroteno na cenoura crua ou cozida é quase a mesma.

Vale ressaltar que diversos fatores podem afetar a biodisponibilidade dos carotenoides, como as características do alimento, interações com outros fatores dietéticos e características individuais.

Portanto, há muitas formas de ingerir a quantidade necessária de carotenóides diariamente. Escolha a que você mais gosta!

Photo by Harshal Hirve on Unsplash

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://idosos.com.br/alimentos-com-carotenoides/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla