Powered By Blogger

sábado, 6 de junho de 2015

7 doenças que podem ser detectadas pelos olhos

Seus olhos podem mostrar indícios de alguma doença


7 doenças que podem ser detectadas pelos olhos



Muitas pessoas se beneficiam de massagens feitas em pontos específicos dos pés, que correspondem a partes do corpo inteiro, para detectar ou aliviar sintomas de doenças. Mas, mesmo não existindo massagem para os olhos, eles também podem ser muito úteis para a saúde do corpo em geral. Isso acontece porque eles mostram diversos sintomas de doenças que afetam todo o nosso sistema, principalmente o vascular.
Dr. Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, listou sete doenças que podem ser detectadas por meio de sintomas manifestados no globo ocular. Dê uma olhada:
 
1) Diabetes
 
Segundo o oftalmologista, quando a taxa de glicemia (concentração de glicose no sangue) está alta, caracterizando a hiperglicemia, pode haver alteração de grau da visão para mais ou para menos, tornando-a um pouco embaçada.
"De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, trata-se de uma doença crônica que acomete mais de 12 milhões de brasileiros - sendo que pelo menos metade deles não sabe disso", expõe o especialista.
Não se esqueça também de que o controle da taxa de glicemia pode retardar o aparecimento de alterações na retina ou diminuir sua severidade. "Por isso, é sempre importante que o diabético receba acompanhamento permanente de um médico oftalmologista", recomenda Dr. Neves.
 
2) Hipoglicemia
 
Já viu que os olhos são mesmo amigos dos diabéticos, não é? Eles também ajudam a detectar os terríveis momentos de hipoglicemia das pessoas.
"Uma das causas para os tremores involuntários nos olhos é a baixa concentração de glicose no sangue. Em determinados casos, essa condição vem acompanhada por tremores, sudorese, visão embaçada e até mesmo convulsões", afirma o especialista.
É indicado que exames complementares sejam feitos para checar a possibilidade de diabetes ou outras doenças metabólicas, bem como do fígado, rins e pâncreas.
 
3) Hipertensão
 
De acordo com o profissional, um dos muitos sintomas da pressão alta pode ser facilmente identificado estando diante do paciente: olhos vermelhos.
Estima-se que cerca de 90% dos casos de vermelhidão constante dos olhos estejam ligados à hipertensão primária, sem causa identificável. Enquanto os outros 10% relacionam-se a outros problemas, como falência dos rins, tumores ou medicações como pílulas anticoncepcionais e antigripais.
"Os olhos também podem estar vermelhos devido a um período de noites mal dormidas. Mas, caso o quadro persista e seja acompanhado de perda de visão, dor de cabeça intensa ou sensibilidade exagerada à luz, daí sim é importante procurar um ajuda especializada", indica o oftalmologista.
 
4) Câncer de pele
 
Por mais estranho que pareça, os olhos também estão suscetíveis à manifestação de câncer de pele. Nesses casos, aparecem pintinhas parecidas com sardas dentro deles.
"Quem tem histórico de melanoma na família, e até mesmo quem já enfrentou a doença, deve prestar atenção em manchas constantes nos olhos e consultar um médico sobre isso. Em um exame de rotina, o oftalmologista também deverá analisar a cor e a forma dos olhos para garantir que está tudo normal", diz o profissional.
 
5) Tumor cerebral
 
De acordo com Neves, tumores no cérebro têm diversos comportamentos, provocando, em algumas pessoas, dores de cabeça e tonturas. Por isso, em exames oculares normais, o médico vai verificar se sua visão está borrada, se houve dilatação muito maior de uma pupila em relação à outra e qual cor do nervo óptico.
"Diante de uma suspeita importante, provavelmente o oftalmologista irá encaminhar o paciente a um neurologista para fazer o acompanhamento mais detalhado", explica ele.
 
6) Aneurisma cerebral
 
O aneurisma cerebral acontece quando uma artéria do cérebro se enfraquece, dilatando-se em um dos segmentos e correndo o risco de se romper, causar hemorragia ou compressão de outras partes do cérebro.
"Em muitos casos, o aneurisma passa despercebido até ser identificado durante um exame oftalmológico de rotina. Por isso, é importante que o paciente relate a seu médico se vem apresentando outros sintomas, como visão embaçada, dor nos olhos, dores de cabeça ou perda de visão", alerta o profissional.
As pálpebras entram em foco quando ficam "caidinhas", porque esse pode ser um sinal de que um vaso foi rompido ou está vazando. Outros pontos observados são o aumento de pressão no olho, hemorragia na retina e inchaço do nervo óptico.
O comum estrabismo também pode indicar sangramento nos olhos e, possivelmente, um aneurisma ou mesmo um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
 
7) Doenças vasculares
 
"Os vasos da retina são muito similares aos do cérebro. Quando há uma deficiência em sua organização é possível que eles sejam danificados, provocando vazamentos", afirma o especialista. E completa: "É fundamental que, além do oftalmologista, o paciente receba acompanhamento médico de um clínico geral ou cardiologista, já que esse tipo de doença está relacionado a toda condição vascular sistêmica da pessoa".
As indicações principais são para pessoas acima de 60 anos, obesas, diabéticas, hipertensas, fumantes ou portadoras de trombofilias (alterações na coagulação sanguínea) adquiridas ou hereditárias. Estas devem ficar mais atentas do que nunca aos sinais dados pelos amigões da visão.
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.maisequilibrio.com.br/saude/7-doencas-que-podem-ser-detectadas-pelos-olhos-5-1-4-764.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla