Powered By Blogger

terça-feira, 2 de junho de 2015

O que é Síndrome Metabólica

A Síndrome Metabólica (SM) está relacionada a fatores de risco cardiovasculares, resistência à insulina e obesidade abdominal. A SM está diretamente associada à doença cardiovascular, pois aumenta a mortalidade geral em cerca de duas vezes e a cardiovascular em três vezes.
A International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) sugeriu alguns critérios de definição de Síndrome Metabólica:

- A obesidade central, os limites podem variar conforme a etnia; para os europeus, a sugestão para medida de circunferência abdominal é de 94 cm para homens e 80 cm para mulheres já para os asiáticos, 90 e 80 cm. No caso específico dos japoneses, 85 e 90 cm (respectivamente).
- Hipertrigliceridemia: > 150 mg/dL ou estar em tratamento específico;
- HDL colesterol: < 40 mg/dL em homens e < 50 mg/dL em mulheres ou estar em tratamento específico;
- Hipertensão arterial sistêmica > 130/85 mmHg ou tratamento de hipertensão diagnosticado previamente;
- Glicemia de jejum > 100mg/dL ou diabetes tipo 2 diagnosticado previamente.

Há mais critérios metabólicos que ainda estão sendo investigados pelos cientistas, sabe-se que estão relacionados, sendo porém, necessários mais estudos.

Alguns fatores podem ajudar a prognosticar complicações cardiovasculares e diabetes tipo 2, tais como:
medida da distribuição abdominal da gordura; características da dislipidemia; métodos de avaliação da resistência à insulina, como níveis de insulina, HOMA; avaliação da desregulação vascular, como a microalbuminúria, do estado proinflamatório (proteína C reativa, fator de necrose tecidual, interleucina) e protrombótico (fatores fibrinolíticos e de coagulação).


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla