Powered By Blogger

terça-feira, 23 de junho de 2015

Chegou o inverno. Descubra os cuidados necessários na estação mais gelada do ano

Além de se proteger do frio para evitar doenças como a gripe, diversos cuidados são necessários na estação mais fria do ano. Atividades que auxiliam na manutenção do calor no corpo, como a exposição ao sol e o consumo de bebidas quentes, podem ser uma alternativa, mas merecem atenção.

uso de protetor solar, por exemplo, não se limita ao verão. A emissão de raios ultravioletas ocorre durante todo o ano, tornando importante o uso de filtro solar também no inverno para a prevenção de lesões cutâneas, queimaduras e envelhecimento precoce da pele, além de câncer de pele. Já o paciente oncológico deve proteger-se ainda mais, evitando se expor ao sol o máximo possível ou reforçando o uso do protetor solar.

Dentro de casa, o alerta surge na hora do banho: evite temperaturas altas da água do chuveiro e utilize pouco sabonete, ações que podem intensificar o ressecamento da pele - o inverno costuma ser a estação mais seca do ano.

Também é importante manter-se sempre hidratado. A diminuição da sede não reduz a necessidade de beber água ou líquidos. A quantidade média indicada diariamente é de cerca de 2 litros, independentemente da época do ano. Bebidas como o chá verde podem colaborar para a hidratação, mas atente-se à temperatura: há um limite recomendável de 65 ºC. De acordo com pesquisas publicadas na British Medical Journal, bebidas muito quentes podem estar ligadas ao desenvolvimento de tumores na cavidade oral, faringe e esôfago.

alimentação é outro ponto de destaque. Sopas costumam ser mais consumidas nessa época do ano. Além de sua temperatura, observe também os ingredientes utilizados: alimentos com excesso de gorduras e embutidos podem aumentar o risco de desenvolvimento de tumores no intestino. Já alimentos ricos em vitaminas e minerais, como legumes, hortaliças e frutas, podem ajudar na prevenção desse tipo de câncer.

O tempo frio não deve desestimular a prática de exercícios físicos, que ajudam a inibir o sobrepeso - outro fator de risco para tumores colorretais.

Por fim, a sensibilidade ao frio pode se acentuar em pacientes oncológicos, devido à possível queda da imunidade do organismo durante o tratamento. Por isso, opte preferencialmente por roupas de algodão, agasalhe-se apropriadamente (o uso de luvas, gorros e meias pode ajudar na prevenção de reações decorrentes dessa sensibilidade) e evite consumir alimentos de procedência duvidosa, sem a correta higienização.

Fonte: http://www.bmj.com/content/338/bmj.b929

Dr. Felipe José Fernandez Coimbra - CRM 93020
Diretor do Núcleo de Cirurgia Abdominal
Especialista em Cirurgia Geral -RQE 30635
Especialista em Cancerologia Cirúrgica - RQE 30634

Dr. Marco Antônio Oliveira - CRM 89308
Médico Titular do Núcleo de Câncer de Pele
Especialista em Dermatologia - RQE 35953

Dr. Samuel Aguiar Jr. - CRM 84495
Diretor do Núcleo de Tumores Colorretais
Especialista em Cancerologia Cirúgica - RQE 43422



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.accamargo.org.br/saude-prevencao/artigos/chegou-o-inverno-descubra-os-cuidados-necessarios-na-estacao-mais-gelada-do-ano/178/?utm_source=Facebook&utm_medium=Clique%20em%20Site&utm_campaign=Inverno_Cancer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla