Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

COMO A HIPERGLICEMIA AFETA A CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS

Muitos têm consciência das complicações que surgem a partir de um controle inadequado da glicose associada à hiperglicemia. Uma das maiores complicações é a má cicatrização de feridas, e, devido ao processo prolongado, há uma grande possibilidade de infecção e outros problemas. Então, como é que a hiperglicemia afeta na cicatrização de feridas? Vamos dar uma olhada em como essas duas complicações estão relacionadas.
 
Antes de responder a esta pergunta, primeiro precisamos entender o processo normal de cicatrização das feridas. A teoria complexa está vinculada ao sistema imunológico e é dividida em 4 fases específicas:
  • Hemóstase
  • Inflamação
  • Proliferação
  • Remodelações / Maturação
Para que a cicatrização aconteça apropriadamente, estas etapas precisam ser cumpridas em uma ordem específica.  Em termos gerais, quando há uma ferida, o primeiro processo que ocorre é a hemóstase. Pense em uma ferida como uma casa com problemas de encanamento. É preciso primeiro deter a infiltração, para que os trabalhadores possam reparar os danos causados. De maneira similar, os vasos sanguíneos que foram danificados são fechados através de coagulação do sangue. A hemóstase ocorre imediatamente após a ocorrência da ferida.
 
A segunda fase é a de inflamação. Seguindo o mesmo exemplo, assim que os trabalhadores detêm a infiltração, logo após é preciso limpar a bagunça que os danos causaram. No caso de uma ferida, esse trabalho é realizado por neutrófilos que canibalizam tecidos danificados e microorganismos. Esta constitui a primeira linha de defesa, para que a infecção não ocorra.  Seguidamente, entram em ação os macrófagos que são encarregados de reconstruir a casa e responsáveis pela administração da obra. Os macrófagos afastam as bactérias e fornecem a segunda linha de defesa contra a infecção.
 
A próxima etapa começa logo após que a casa está livre de detritos. Os responsáveis pela obra contratam um grupo de pessoas para reconstruir a estrutura da casa (fibroblastos). Em seguida a empreiteira contrata subcontratados para entrar e dar os toques finais de acabamento. Esta é a fase proliferativa, para isto os macrófagos enviam sinais aos fibroblastos para secretar uma substancia chamada colágeno responsável pela regeneração de novos tecidos. Outras células, como os pericitos e queratinócitos realizam o trabalho dos encanadores, recuperação do telhado, etc.
 
Finalmente, a remodelação ou etapa de maturação pode ocorrer. Assim como a casa, uma vez que todo o trabalho estrutural está completo, os toques finais, tais como design de interiores e qualquer estética podem ser efetuados. O reparo das feridas também requer a remodelação. Nesta fase, o tecido se fortalece e retoma as suas funções defensivas, assim como era antes do ferimento ser causado.
A descrição anterior representa uma maneira simples de entender a cicatrização de feridas, mas como é que a hiperglicemia afeta na cicatrização de feridas? Como mencionamos anteriormente, a cicatrização deve passar por um processo específico para que aconteça de forma correta, todas as etapas e eventos precisam seguir esta ordem. Por exemplo, assim que os trabalhadores terminam de fazer a sua parte, eles se retiram até que seja preciso entrar em ação novamente. Algo semelhante acontece durante a cicatrização de feridas. Uma vez que uma célula ou tipo de célula terminou o seu trabalho específico durante a cicatrização, isto é chamado de apoptose. Estudos mostram que a hiperglicemia aumenta a produção de oxigênio, o que provoca um aumento significativo no apoptose celular. Isto significa que algumas células irão morrer antes de concluir o seu papel, o que leva a uma cicatrização inadequada ou prolongada. Basta imaginar quanto tempo seria necessário para reconstruir uma casa com a metade dos trabalhadores presentes.
 
Esta é apenas mais uma razão pela qual é importante evitar a hiperglicemia se uma pessoa é diabética. Você acha que o controle glicêmico rigoroso teve um efeito significativo sobre a sua cicatrização de feridas? Deixe seu comentário abaixo!
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://blogbr.diabetv.com/como-hiperglicemia-afeta-cicatrizacao-de-feridas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla