Powered By Blogger

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Conheça o Diabetes Duplo e seus riscos


DuploJá faz algum tempo, alguns médicos começaram a reparar que algumas crianças com diabetes tipo 1 estão chegando aos consultórios com um outro sintoma: resistência à insulina, fator este que ocorre mais frequentemente em adultos com diagnóstico de diabetes tipo 2.
 
Um artigo publicado pela Revista Diabetes Care, feita pela Federação Internacional de Diabetes, relata este fenômeno, chamado Double Diabetes ou Diabetes Duplo. Segundo a publicação, ele tem aparecido mais frequentemente nos Estado Unidos. Este fato coexiste nas pessoas com diabetes, ou seja, elas apresentam os anticorpos contra a insulina, típico de diabetes tipo1, e, ao mesmo tempo, a resistência à insulina, devido à obesidade, típica de pessoas com tipo 2.
 
"Este fenômeno ocorre devido à dieta hipercalórica aliada com sedentarismo. O organismo começa a apresentar resistência à insulina com o ganho de peso. Então, para o paciente que possui este quadro, os médicos devem sugerir a continuidade de aplicação de insulina, acrescida de medicamento oral, mais utilizado para quem tem diabetes tipo 2. Além de prescrever a mudança de estilo de vida, que inclui atividade física e alimentação balanceada", explica o endocrinologista Miguel Hissa.
 
"Para que o paciente possa controlar a condição, é necessário sugerir o medicamento oral para abrir a fechadura da célula e, assim, a insulina possa passar pelo receptor, entrando na célula. Este fenômeno está ocorrendo no Brasil devido à má alimentação, ao sedentarismo e ao uso cada vez maior da internet, que gera muitas vezes um desinteresse por fazer atividade física", comenta o endocrinologista.
 
Segundo o Dr. Miguel, "se o paciente não fizer o tratamento adequado, ele pode ter complicações microvasculares, típicas de diabetes tipo 1, como a nefropatia ou neuropatia diabética, como também complicações macrovasculares, mais características de diabetes tipo 2 como doenças coronarianas, AVC, enfarto e amputações dos membros inferiores".
 
O artigo conclui que é necessário aprender mais sobre este fenômeno, ligado è epidemia de obesidade, que está ocorrendo em jovens e que pode ser prevenido na infância. Iniciativas devem ser feitas para diminuir os efeitos devastadores que podem ocasionar nos jovens. "O governo começou a alertar a sociedade. Hoje já podemos assistir  a algumas propagandas que falam dos perigos da obesidade. Além disso, já há políticas para balancear as merendas escolares, o que pode beneficiar muito todos os brasileiros", alerta Dr. Miguel.
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:https://www.debemcomavida.com.br/consumidores/entendendo-o-diabetes/como-lidar-com-o-diabetes/diabetes-duplo-o-que-%C3%A9-isso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla