Powered By Blogger

domingo, 4 de junho de 2017

A Depressão é uma doença que deve ser diagnosticada e tratada. Muitos são os fatores que levam um Idoso a ter Depressão.


Fatores e Sintomas da Depressão

  em Cabeça/Geral  por 

A Depressão é uma doença que deve ser diagnosticada e tratada. Muitos são os fatores que levam um idoso a ter Depressão.

Porém, o processo de envelhecimento em si, não é um fator.

Se você convive com alguém que pode estar com Depressão, leve esta pessoa a um médico. Não deixe o preconceito falar mais alto. Às vezes, o prórpio doente não quer aceitar que pode estar doente.
Apesar de sabermos que os sintomas de depressão nos idosos são mais heterogêneos que nos adultos mais jovens, o diagnóstico dá-se através da identificação de 5 ou mais dos sintomas abaixo acontecendo concomitantemente durante 2 semanas ou mais tempo:
1. Humor depressivo durante a maior parte do dia, indicado por relato subjetivo ou observação de terceiros;


2. Diminuição importante do interesse ou prazer em atividades antes prazerosas;

3. Perda ou ganho de peso significativos, ou aumento ou diminuição do apetite;

4. Insônia ou aumento do sono;

5. Fadiga ou perda de energia, agitação ou retardo psicomotor (capacidades cognitivas mais lentas), observado necessariamente por terceiros;

6. Sentimentos de menos-valia, culpa excessiva e inapropriada, “complexo de perseguição” ou medo excessivo de doenças graves;

7. Diminuição da capacidade de concentração ou indecisão;

8. Pensamentos recorrentes de morte, ideação suicida;


Algumas vezes, estes sintomas, que caracterizam a Depressão, podem ser causados por medicamentos, substâncias de abuso (como álcool), doenças neurológicas, doenças infecciosas, neoplasias e câncer, doenças metabólicas e endócrinas ou doenças cardiovasculares.
Outros fatores que podem induzir à Depressão são perdas (por morte de amigos, cônjuge e pela saída dos filhos da casa), diminuição dos recursos financeiros (aposentadoria por exemplo), diminuição das funções sociais com isolamento, diminuição da independência (diminuição da saúde e mobilidade), diminuição de suportes sociais ou a diminuição das capacidades cognitivas.
Atenção: assim que diagnosticado, o paciente deve ser tratado por um médico. A simples remoção do fator indutor ou de elementos que possam ter causado a doença não trará a cura ao doente!
Todo o conteúdo é organizado pelo especialista geriatra Prof. Dr. José Eduardo Martinelli e os profissionais do Instituto Martinelli de Geriatria e Gerontologia
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://idosos.com.br/fatores-da-depressao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla