Será Natal???

Ei, você, aonde vai com tanta pressa?
Eu sei que você tem pouco tempo...
Mas, será que poderia me dar uns minutos da sua
atenção?
Percebo que há muita gente nas ruas, correndo como você. Há uma correria generalizada...
Entendo que você tenha pouco tempo.
Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...
Mas, confesso que vejo pouco brilho nos olhares...
Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...
É bonito ver luzes, cores, fartura...
Mas seria tão belo ver sorrisos francos...
Apertos de mãos demorados...
Abraços de ternura...
Mais gratidão...
Mais carinho...
Mais compaixão...
Que familiares e pessoas que  se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação se reconciliem.
Mas, porque você me emprestou uns minutos do seu precioso tempo, gostaria de lhe perguntar novamente: Para que tanta correria?
Em meio à agitação, sentado no meio-fio, um mendigo, ébrio, grita bem alto: Viva Jesus. Feliz Natal!
E os sóbrios comentam: É louco!
E a cidade se prepara... Será Natal.
Mas, para você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal, ouso dizer:
O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver.
O Natal é a expressão da caridade...
Natal é fraternidade...
Mas o Natal também é união...
Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo trazido pelo notável Mestre, cuja passagem na Terra deu origem ao Natal...
E, finalmente, o Natal é pura expressão de amor...
Gratidão!!!
abs.fraternos
Carla




domingo, 18 de junho de 2017

Entenda o que é Índice Glicêmico e como ele Afeta o Controle do Diabetes

O que é Índice Glicêmico?

Conhecido pela sigla IG, o Índice Glicêmico é um fator que diferencia os carboidratos. Este índice está, diretamente, relacionado com o nível de açúcar no sangue e a maneira com que determinado alimento irá afetar a mesma.
Toda vez que ingerimos diferentes tipos de carboidratos, eles irão ser entrar na corrente sanguínea em diferentes velocidades. É, exatamente, essa velocidade que os diferenciam.
O IG um método que representa a qualidade de uma quantidade fixa de carboidrato disponível em um determinado alimento, em relação a um alimento controle, que normalmente é o pão francês branco ou a glicose, a partir de então, são classificados baseados no seu potencial em aumentar a glicose no sangue. Relacionada em porcentagem, a escala usa o pão branco como alimento padrão, porque o mesmo apresenta IG igual a 100, obtendo maior índice glicêmico quando comparado à glicose.
Através da análise e comparação da curva glicêmica produzida por 50g de carboidrato disponível do alimento padrão em relação à curva de 50g de um alimento teste, é possível classificar o alimento teste como sendo de alto, médio ou baixo índice glicêmico.
Quanto mais rápido a elevação de açúcar no sangue, maior será a descarga de insulina pelo pâncreas, na busca de manter o equilíbrio. Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina são chamadas de baixo índice, e os que têm descarga alta, são de alto valor glicêmico.

Classificação  e Exemplo:

Os valores de Índice Glicêmico variam de 0 a 100 e os alimentos são classificados da seguinte maneira:
Baixo IG < 60: Ameixa, Cereja, Damasco seco, Lentilha, Ervilha, Soja, Leite integral e Desnatado, Maçã, nozes, Iogurte desnatado e Pera.
Moderado IG de 60 – 85: Aveia, Arroz Branco e Integral, Batata doce, banana, cenoura, feijão cozido, manga, macarrão, pipoca, Kiwi, Pêssego, uva,laranja e sorvete.
Alto IG > 85: Batata assada ou cozida, beterraba, bolo, biscoitos, farinha integral, centeio, mel, melancia, milho, pão branco, sacarose, passas, glicose, tapioca, fubá.


Importância do Índice Glicêmico

Sabemos que o carboidrato é o maior responsável pelo aumento da glicemia pós-prandial.Se ingerir comidas o alto IG, o organismo lança grande quantidade de insulina para tentar balancear os níveis sanguíneos de açúcar.
A insulina é responsável por levar a glicose para dentro das células do músculo, onde ficam armazenados na forma de glicogênio, porém estes depósitos possuem uma capacidade limitada de armazenamento, o que faz com que o excesso de glicose seja convertido em ácidos graxos e triglicérides, sendo então armazenados na forma de gordura. Até este ponto vimos a importância no IG no emagrecimento.
Ao continuar comendo alimentos de índices de carboidrato elevados, o corpo cria uma resistência à insulina, pelo fato do corpo começar a produzir e liberar uma quantidade maior de insulina.
As pessoas possuem diabetes precisam dar preferência aos alimentos de menor IG, podendo consumir, moderadamente, os alimentos de IG médio, dando preferência, aos alimentos ricos em fibras. No caso do consumo de alimentos de alto IG devemos usar técnicas que influenciam a absorção do mesmo, como as citadas no texto anterior

Como o IG pode ser útil no Diabetes?

Ao escolher o carboidrato a ser consumido em cada situação e hora do dia, deve-se levar em consideração o IG dos alimentos, essa escolha pode ajudar no controle glicêmico. Ou seja, este índice foi proposto para auxiliar a seleção dos alimentos.
A recomendação para o uso do IG baseia-se, principalmente, na substituição de alimentos de alto por baixo IG ao longo do dia. Carboidratos de baixo índice glicêmico atingem a corrente sanguínea de forma mais lenta e contínua, promovendo maior estabilidade da glicemia.
Conhecendo os alimentos e seu IG glicêmico pode utilizar de técnicas para melhorá-lo. Ao escolher o pão branco, de alto IG, para a hora do lanche, devemos associar o consumo de fibra na mesma refeição, diminuindo assim o IG da mesma.

Onde Encontrar Informações sobre o IG dos Alimentos?

Em 1981, foi divulgada a primeira tabela de IG e continha, em torno, de 62 alimentos. Hoje contamos com uma tabela mais diversificada.
sociedade Brasileira de Diabetes disponibiliza em seu site a Tabela Internacional de Índice Glicêmico (IG) e Carga Glicêmica (CG),  revisada em 2002.
Fonte: SDB – Sociedade Brasileira de Diabetes – Disponível em http://www.diabetes.org.br/publico/images/pdf/2016/nutr-2002-foster-powell-5-56.pdf – Acessado em: 17/06/2017

O que é Carga Glicêmica (GC)?

Carga Glicêmica é um conceito baseado no índice glicêmico e no tamanho da porção de um alimento.
É um sistema de graduação do conteúdo de carboidrato em porções específicas de alimentos, ou seja, a CG fornece o resultado do efeito glicêmico da dieta como um todo, pois avalia a porção de carboidratos disponível nos diferentes alimentos, fornecendo o resultado do efeito glicêmico da dieta.
Podemos dizer que a CG é um indicador da qualidade e da quantidade de carboidrato, a partir de uma determinada porção de carboidrato.

Qual a sua utilidade?

Baseada na noção de que um alimento de alto índice glicêmico consumido em pequenas quantidades pode gerar o mesmo efeito na glicose sanguínea que um alimento de baixo índice glicêmico consumido em grandes quantidades.

Vamos observar o exemplo abaixo:

A Banana tem, em média,  o IG igual a 52 porém, a sua carga glicêmica é igual a 12, referente a uma porção de 120g, contendo 24 gramas de carboidrato. Então, a banana possui valor de IG moderado, mas baixo de CG.
A CG fornece uma noção mais real do efeito glicêmico de diferentes porções alimentares, mas precisa ser avaliada com cuidado porque os valores referentes ao tamanho das porções podem variar, podendo haver alteração na quantidade de carboidrato e nos valores da CG.

Índice Glicêmico (IG) X Carga Glicêmica (CG)

O índice glicêmico é uma medida de qualidade do alimento e a carga glicêmica É UMA medida que leva em consideração a qualidade e a quantidade do carboidrato de um alimento.

Atenção:

As controvérsias sobre a validade destes métodos ainda persistem. Portanto, vale ressaltar a importância da orientação nutricional especializada no atendimento as pessoas com diabetes, no sentido de esclarecer quanto a viabilidade e vantagens na escolha de alimentos  relacionados  a IG e CG.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
http://www.diabetesevoce.com.br/blog/entenda-o-que-e-indice-glicemico-e-como-ele-afeta-os-controle-do-diabetes/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla