Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de junho de 2017

A Dieta de Alimentos Afetivos para Controle do Diabetes









Como sair do excesso e alcançar a moderação.

Muitas vezes comemos porque estamos entediados, ansiosos ou solitários. Nossa fome pode ser por atenção, companhia, descanso, elogios, e tantas outras coisas que temos carência. Nesses casos, faça uma lista de “Alimentos da Alma”, que não inclui alimentos reais e sim, alimentos afetivos e emocionais como, um abraço de alguém que você ama, um banho relaxante, um café com amigos, uma boa conversa, uma caminhada, e etc… E toda vez que sentir esse tipo de“fome”, busque nesta lista um “alimento” que vai lhe saciar. Isso pode ser feito todos os dias. Afinal, precisamos estar sempre bem alimentados para termos uma vida cheia de bem estar e sabor.

Quem é o Açúcar em Nossa Vida?

Sinceramente, ninguém gosta de ouvir que um alimento que fornece energia e prazer para nosso corpo é tão nocivo. Mas não podemos esquecer que o abuso do açúcar refinado contribui para uma série de doenças, como obesidade, artrite, doenças do coração, diabetes, osteoporose, doença de Alzheimer, câncer, depressão, e um sistema imunológico indefeso. Sabemos duas coisas com certeza sobre o açúcar. Uma delas é que ele é tóxico (não estou exagerando, essa é realmente a palavra que os especialistas em saúde estão usando). Segunda: não conseguimos ainda viver sem ele. Então, sabemos que o açúcar é ruim, e ao mesmo tempo precisamos dele para nosso cérebro, músculos e órgãos funcionarem.
Com açúcar não é tão simples assim, pois ele é onipresente: açúcar refinado é encontrado em um número incrível de produtos e alimentos. Desde o molho de tomate, até o biscoito salgado, a cerveja, o presunto, e inclusive o pão. A maioria dos alimentos comercializados para bebês e crianças tem açúcar. Resumindo: açúcar está em tudo, e isso é ruim.
Mas, o açúcar não é o problema. O problema é como utilizamos o açúcar. Este uso se tornou indiscriminado, abusivo, tóxico. Na evolução da espécie, nos tornamos viciados em açúcar, ele está em qualquer lugar, a toda hora. A humanidade nunca tinha vivido com tanta abundância de açúcar refinado como agora. Muitos se perguntam: aonde isso vai dar? Ainda não temos uma resposta, mas temos dados estatísticos de que nossa saúde não vai bem.

Existem Açúcares Saudáveis?

Você sabia que Frutas, legumes e grãos contêm açúcares. Outro tipo de açúcar, mas que também nos fornece energia e disposição. Só que quando comemos este tipo de açúcar, ou carboidrato, ele entra em nossa corrente sanguínea lentamente, pois as fibras desses alimentos ajudam a tornar a absorção mais demorada. Isso contribui para nossa glicemia não ter um pico, nossa produção de insulina fica normalizada, e nos sentimos mais saciados, sem a sensação de fome intensa. Diferente dos açúcares refinados, que não funcionam da mesma forma, e é por isso que eles são tão problemáticos. Eles são absorvidos rapidamente na nossa corrente sanguínea, elevando nossa glicemia, e exigindo níveis altos de insulina para baixar a dose excessiva de açúcar. Assim como a glicemia sobe rápido, ela cai na mesma proporção, o que vai gerar fome, e num ciclo vicioso, sempre vamos querer mais e mais açúcar. Mas então, como faremos para parar de cair nessa armadilha?
Ora, é difícil pegar uma maçã quando se tem vontade de comer um chocolate. Conselhos sobre como se livrar da gula por açúcar, obviamente, não funcionam. Quando nosso cérebro pede uma torta de chocolate, não vai ser um punhado de passas de uva que irão fazê-lo desistir. Podemos até lutar bravamente contra nossos desejos, mas uma hora ou outra eles acabam escapando, e daí fica bem mais difícil segurá-los. Em minha opinião, o equilíbrio é o grande segredo. Nem restrição, nem exagero na hora das refeições.
Se temos vontade de comer algo doce, que seja um pedaço, uma servida, de vez em quando, em dias especiais, com pessoas especiais. Nada de comer escondido. Se é para comer, coma com prazer, sem culpa, mas com moderação. Se você não sabe como fazer esses ajustes, consulte um profissional da saúde. Nutricionistas, psicólogos, médicos, e educadores físicos contribuem muito para a reeducação alimentar.

Conhecendo os Alimentos

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”(http://edzz.la/9H7WN?a=302898&utm_source=fome), que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

http://edzz.la/9H7WN?a=302898&utm_source=AlimentoAfetivo

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.diabetesevoce.com.br/blog/category/dieta-e-nutricao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla