Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Capacidade Pulmonar e Qualidade de Vida: como a Fisioterapia ajuda.

Idoso e capacidade pulmonar


  em Fisioterapia  por 
Respirar ar puro! Não é tão simples quanto parece…

Além de ser cada vez mais difícil encontrar um lugar com ar fresco e limpo, a sua capacidade pulmonar pode não estar preparada para isso.

Assim como em outros sistemas do corpo, o envelhecimento causa alterações também no sistema respiratório. A força dos músculos respiratórios já não é mais a mesma. Modificações no colágeno acarretam em maior rigidez dos tecidos, dificultando a complacência da caixa torácica, além de outras alterações funcionais nos tecidos desse sistema. Acontece a diminuição do movimento das células ciliadas, que ficam dentro dos pulmões e ajudam a eliminar o muco.
 Desta forma, pode-se dizer que o processo de envelhecimento torna o sistema respiratório pulmonar menos eficiente. Em parte, devido à perda de força e capacidade mecânica de inspirar e expirar o ar. Também aumenta a susceptibilidade a infecções uma vez que o acúmulo de secreções pode ser um ambiente propício para proliferação de microrganismos nocivos.

A Fisioterapia Respiratória pode auxiliar nesse processo, pois ajuda a recuperar e/ou manter a função prejudicada.

Técnicas manuais e posicionamento do paciente podem estimular a eliminação de secreção. Exercícios específicos e uso de incentivadores respiratórios são recursos importantes a serem utilizados. Os incentivadores são aparelhos que estimulam, principalmente a força dos músculos envolvidos na respiração.
É importante ressaltar que a Fisioterapia Respiratória poder ser uma das ferramentas de tratamento dessas disfunções. Mas também pode ser utilizada como prevenção de doenças e manutenção da qualidade de vida de idosos. Quando uma pessoa passa por um período de hospitalização a Fisioterapia Respiratória é uma das melhores terapias para recuperar o pulmão do idoso que volta para casa. Para idosos acamados, é essencial para evitar doenças mais graves.
Uma vez que as complicações respiratórias são consideradas de alto risco a partir dos 60 anos, principalmente para pacientes com doenças degenerativas, contar com o acompanhamento de um Fisioterapeuta melhora a qualidade de vida e diminui o risco de Pneumonias. E não podemos esquecer de mencionar que o cigarro ou qualquer outra forma de fumo deve ser banido de nossas vidas.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://idosos.com.br/capacidade-pulmonar-e-fisioterapia-respiratoria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla