Foi divulgado em Chicago, durante a ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica), o maior congresso de oncologia do mundo, resultados de uma pesquisa realizada com imunoterapia, terapia que tem como objetivo o sistema imune, em pacientes portadores de mieloma múltiplo – câncer de medula óssea ainda considerado incurável, pode causar dano aos ossos, queda da imunidade, falha nos rins e anemia.
De acordo com a pesquisa divulgada, 33 dos 35 pacientes (94%) portadores de mieloma participantes apresentaram remissão da doença – termo usado quando não há sinais dela, mas ainda não se pode considerar cura – dois meses após o início de terapia com linfócitos T, células atuantes no sistema imunológico.
As células T foram retiradas pelos pesquisadores dos próprios pacientes, depois foram modificadas em laboratórios com CAR (receptor de antígeno quimérico) e então injetadas novamente nos participantes por via intravenosa. Dez dias após o processo já apareceram os primeiros resultados. Os efeitos colaterais foram mínimos na maioria dos pacientes. Os dados foram publicados no JCO (Journal of Clinical Oncology).
– Ainda é cedo, mas os dados apresentados são um sinal de que o tratamento com linfócitos T CAR pode fazer com que o mieloma múltiplo entre em remissão – afirma o oncologista da Universidade de Michigan, Michael S. Sabel. – Raramente se vê taxas de resposta tão altas, ainda mais para um câncer de difícil tratamento. Essa é a prova de que o estudo da imunoterapia é compensador.
A reprogramação genética dos linfócitos T se baseia na inserção de um gene projetado de modo artificial no genoma das células, ajudando a encontrar e destruir células tumorais em todo o corpo.
Novas pesquisas serão realizadas para avaliar se o tratamento é capaz de curar a doença.
– Embora os recentes avanços na quimioterapia tenham aumentado a expectativa de vida dos portadores de mieloma múltiplo, o câncer permanece incurável – afirmou Wanhong Zhao, hematologista e diretor no Second Affiliated, Hospital da Universidade de Xi’an Jiaotong, China. – Parece que com a nova imunoterapia pode haver uma chance de cura para o mieloma, mas ainda é preciso acompanhar os pacientes por muito mais tempo para confirmar isso.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.combateaocancer.com/terapia-genetica-pacientes-cancer-incuravel/
Curta nossa página no facebook: http://facebook.com/CombateCancer
Siga-nos no instagram: http://instagram.com/CombateCancer @CombateCancer
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla