Powered By Blogger

sábado, 29 de agosto de 2015

Como o Câncer causa os Sinais e Sintomas?

O câncer é um grupo de doenças que podem causar vários sinais e sintomas. Esses sinais e sintomas dependem da localização do tumor, extensão e o quanto está afetando os órgãos ou tecidos. Se a doença está disseminada, os sinais ou sintomas podem aparecer em diferentes partes do corpo.

Quando um tumor cresce, ele pode começar a comprimir órgãos vizinhos, vasos sanguíneos e nervos. Essa compressão causa alguns dos sinais e sintomas do câncer. Se o tumor está localizado numa área importante, como determinadas regiões do cérebro, mesmo o menor tumor pode provocar sintomas.

Mas, às vezes o tumor se origina num local onde não causará quaisquer sinais ou sintomas até que tenha se desenvolvido bastante. O câncer de pâncreas, por exemplo, geralmente não causa sintoma até que o tumor cresce o suficiente para pressionar os nervos ou órgãos adjacentes, o que provoca dores nas costas ou na barriga. Outros tipos de câncer podem se iniciar em torno do ducto biliar e bloquear o fluxo de bile, causando icterícia. Quando um câncer no pâncreas provoca sinais ou sintomas como estes, geralmente já está em estágio avançado. Isso significa que o tumor se disseminou para outros órgãos.

O câncer também pode causar sintomas como febre, fadiga ou perda de peso. Isso pode ser devido as células cancerosas utilizarem a energia do organismo ou pode liberar substâncias que alteram a forma como o corpo produz energia a partir dos alimentos. Ou o tumor pode fazer com que o sistema imunológico reaja de modo a produzir estes sinais e sintomas.

Às vezes, as células cancerígenas liberam substâncias na corrente sanguínea que causam sintomas que geralmente não estão ligados ao câncer. Por exemplo, alguns tipos de câncer do pâncreas podem liberar substâncias que provocam a formação de coágulos de sangue nas veias das pernas. Alguns tipos de câncer de pulmão produzem substâncias similares a hormônios que aumentam os níveis de cálcio no sangue. Isso afeta os nervos e os músculos, fazendo a pessoa se sentir fraca e com tonturas
 
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/como-o-cancer-causa-os-sinais-e-sintomas/5572/761/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla