Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

DICAS PARA CUIDADORES: SÍNDROME DO POR DO SOL.


DICAS PARA CUIDADORES: SÍNDROME DO POR DO SOL.
 
Muitas pessoas com Alzheimer apresentam a chamada síndrome do por do sol, caracterizada por agitação, agressividade, alucinações e perambulação pela casa, sempre à tardinha.
Voltamos ao tema,  para listar dicas que podem ajudar os cuidadores a lidarem com esses momentos especialmente complicados. O fim do dia é o momento em que os cuidadores já estão  com sua paciência no limite e que os levam a agir de forma muitas vezes agressiva e do qual certamente irão se arrepender mais tarde.
Pois bem, aqui estão alguns procedimentos que podem ser tentados para diminuir a ansiedade sua e a do paciente, neste período do dia. Estas dicas podem nem sempre funcionar, mas vale a pena tentar:
  1. Acenda as luzes da casa simulando ao máximo a luz natural do dia.
  2. Escolha uma parte da casa, um lugar quieto, calmo, onde haja luz e coloque uma música relaxante; também vale tentar uma atividade repetitiva e leve como dobrar a roupa recém lavada ou enrolar um novelo de lã ou ainda, alguma atividade que mude o foco do paciente para algo agradável.
  3. Se você notar que o paciente, sua pessoa amada, está dizendo coisas que indicam estar “vivendo” algum evento passado, como estar esperando alguém para ir para casa após a escola, ou estar esperando o pai chegar do trabalho, tente envolvê-lo em alguma atividade que simule, que tem a ver com, aquelas situações. Por exemplo, peça para ajudar no preparo do jantar ou arrumar e deixar o jornal pronto para o “pai ler quando chegar em casa” ou arrumar a mesa para o jantar. Se o paciente é sua mãe, procure lembrar-se da rotina que ela tinha nesta hora do dia e tente reconstituir esses  momentos.
  4. Estimule o paciente a fazer exercícios durante o dia em ritmo que não o deixe exausto.
  5. Permita fazer sestas de no máximo 20 minutos durante o dia. Cuidado para não deixá-lo horas dormindo.
  6. Se nestas horas o paciente gosta de caminhar, permita que o faça cuidando para que não haja nenhum risco para ele. Procure deixar o caminho livre de objetos que dificultem seu andar e acompanhe-o para que saiba que você está por perto.
  7. Se ele (ou ela) está “esperando o pai chegar do trabalho” redirecione sua atenção para atividades de preparação para a chegada do pai, e depois de algum tempo, diga-lhe que “papai ligou avisando que chegará mais tarde e que ele pediu para a gente jantar sem ele”.
  8. Depois do jantar, peça-lhe para ajudar a secar a louça, cuidando para lhe entregar objetos inquebráveis, de plástico, se for o caso.
  9. Depois do jantar, ouça música de que ele gosta ou sente-se a seu lado, para olhar um livro, uma revista ou um álbum de fotos da família, ou ainda, coloque na TV um filme do agrado dele. Qualquer coisa que evoque momentos ou sensações positivas. Telefonar para pessoas amigas ou parentes e conversar com estas pessoas também pode funcionar.
Você pode repetir procedimentos similares todos os dias ou sempre que a síndrome vier a ocorrer. O importante é, naquele momento, criar situações que tirem o foco das sensações negativas de ansiedade.
 
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla