Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

PORTUGAL FAZ SEGUNDO TRANSPLANTE DE RINS ENTRE DOIS CASAIS QUE NÃO SE CONHECEM

PORTUGAL FAZ SEGUNDO TRANSPLANTE DE RINS ENTRE DOIS CASAIS QUE NÃO SE CONHECEM
Imagem Flickr: The couple - Dublin, Ireland - Black and white street photography, de Giuseppe Milosob licença CC BY-NC-ND 2.0
 
 
Programa de transplantes renais cruzados arrancou há cinco anos. Portugal tem perto de duas mil pessoas em lista de espera para receber um novo rim.
 
 
Os transplantes foram realizados de seguida, cada um em sua sala de operação. Neste caso foi a mesma equipa - um cirurgião vascular, um urologista e enfermeiros - que realizou um a seguir ao outro. Entre a colheita e os transplantes terão sido cerca de 12 horas. 
 
 
"Em breve, poderemos estar a fazer o terceiro, que poderá ser uma novidade: uma troca entre três pares." Solução para quando há um dador disponível para dar um rim mas não é compatível com a pessoa que quer ajudar. O programa procura pares na mesma situação e quando há compatibilidade avançam para a troca. Atualmente, há cerca de dois mil doentes em lista para receber um rim. A espera é em média de quatro anos.
 
 
O objetivo é que a troca de órgãos seja também um intercâmbio entre hospitais, o que se espera venha a acontecer no próximo transplante renal cruzado. Neste caso, as cirurgias foram todas realizadas no Hospital de Santo António. "Foi preciso duplicar as equipas. Os dadores foram ao mesmo tempo para duas salas de bloco operatório.
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.portaldadialise.com/articles/portugal-faz-segundo-transplante-de-rins-entre-dois-casais-que-nao-se-conhecem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla