Powered By Blogger

terça-feira, 12 de julho de 2016

Perguntas e respostas: Fase pré-transplante - 2

Sinais e sintomas

A grande maioria das doenças que prejudicam os rins é silenciosa. Os rins podem perder sua função em até 80%, sem que existam muitos sintomas. São estes os principais sinais de alerta de um funcionamento incorreto dos rins:


  • • urinar muito à noite;
  • • pressão alta;
  • • fraqueza e anemia;
  • • inchaço nos pés e no rosto

Quais são as doenças que podem levar ao Transplante de Rim?


Hipertensão arterial, diabetes, infecções urinárias de repetição, calculose renal, nefrites e malformações do aparelho urinário podem levar à insuficiência renal crônica. Essas doenças devem ser diagnosticadas e tratadas precoce e corretamente para que se evite a evolução para doença terminal dos rins


O Transplante do Rim



O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na transferência de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de um indivíduo para outro, a fim de compensar ou substituir uma função perdida. Sendo assim, no transplante de rim implanta-se um rim sadio em um indivíduo portador de insuficiência renal terminal. Esse novo rim passará a desempenhar as funções que os rins doentes não conseguem mais manter


Quem pode ser Transplantado?

O transplante de rim só está indicado em pessoas que têm prejuízo irreversível e grave das funções renais. Após a indicação do transplante, o paciente é submetido a uma avaliação clínica que inclui vários exames. Nem todos os pacientes com insuficiência renal crônica são candidatos a transplante. As principais contra-indicações são idade avançada (maior que 70 anos) e doenças cardíacas e hepáticas graves. O médico nefrologista especializado pode dar maiores informações sobre o seu caso.


Quem pode ser doador?

Qualquer pessoa adulta que seja saudável tenha função renal normal e não apresente, durante extensa e minuciosa avaliação médica, evidências de risco de doença renal ou de outros órgãos vitais após a doação, pode ser doadora, desde que demonstre esse desejo espontâneo. Para o doador, a falta de um rim modifica muito pouco sua vida, já que a ausência de um rim será compensada pelo outro órgão sadio. O rim doado pode representar muito para o receptor. A doação por parte de indivíduos que apresentam distúrbios psiquiátricos, abuso de álcool, fumo ou drogas, e por pessoas de idade muito avançada, ou portadores de câncer é contra-indicada.


Tipos de doador



Um transplante renal pode ser realizado a partir de doadores vivos ou doadores falecidos. No primeiro caso, o doador passa a viver com apenas um rim, o que é perfeitamente compatível com uma vida normal. Quando o doador é vivo e tem parentesco próximo com o receptor, os resultados do transplante são superiores àqueles que se obtêm com rim de doador falecido. Doação de rim entre parentes é permitida pela legislação brasileira até o quarto grau de parentesco entre cônjuges, desde que o doador seja maior de idade, tenha grupo sangüíneo compatível e testes de compatibilidade imunológica adequados. É necessário que o doador vivo cumpra os seguintes requisitos:

• Encontre-se em bom estado de saúde física e mental;
• Tenha compatibilidade sangüínea com o receptor;
• Realize todos os exames preconizados para este tipo de cirurgia;
• Tenha mais do que 21 anos;
• Tenha passado pelo estudo imunológico;
• Seja um doador voluntário.


Indivíduos falecidos (pacientes que vão a óbito em quadro de morte encefálica), desde que se obtenha a autorização familiar, podem ter seus órgãos doados para receptores compatíveis e podem salvar inúmeras vidas. Cabe à família do paciente falecido dar a autorização para a doação de órgãos e tecidos. Pessoas não identificadas ou com causa de morte não esclarecida não podem ser doadoras. É necessária compatibilidade de tipo sangüíneo e de sistemas imunológicos entre o doador e o receptor para evitar que o rim implantado seja imediatamente rejeitado.


Legislação Vigente

A primeira lei que regularizou o transplante de órgãos foi a n.0 4.280/63. Em janeiro de 1998 entrou em vigor a Lei n.0 9.434/97, que ampliava os critérios da doação em vida. Ela permitia que qualquer pessoa juridicamente capaz pudesse doar para transplante um de seus órgãos duplos, desde que a doação não comprometesse a sua saúde e que fosse de forma gratuita.
Resumidamente essa lei determina:
• Proibição da comercialização de órgãos;
• Definição dos critérios para a doação (doador vivo e falecido);
• Punição para os infratores;
• Exibição pública da lista de espera;
• Proibição de doação por pessoa não identificada (sem documentos) ou sem autorização familiar .


Em 23 de março de 2001, foi editada a Lei n.0 10.211, que no seu 

Art. 9.0 diz:



“É permitido à pessoa juridicamente capaz dispor gratuitamente de tecidos, órgãos e partes do corpo vivo para fins terapêuticos ou transplantes em cônjuges ou parentes consangüíneos até o quarto grau (pais, filhos, irmãos, avós, tios e primos), ou em qualquer outra pessoa, mediante autorização judicial”.



Lista de Espera


Atualmente, os centros de transplante encontram-se bem equipados e possuem equipes treinadas para reduzir cada vez mais as longas filas de espera por um transplante renal. O fator limitante (tanto no Brasil como em outros países) é a carência de órgãos para atender às necessidades dos pacientes portadores de insuficiência renal crônica. O aumento da prevalência na população geral de doenças como hipertensão arterial e diabetes, e também o envelhecimento da população, fazem com que essa fila cresça constantemente. Cabe à equipe transplantadora avaliar os pacientes renais crônicos e estabelecer quais os que têm condições de receber um transplante. 

Aqueles que já foram avaliados e incluídos em lista para transplante com doador falecido podem ser chamados a qualquer momento, por isso é muito importante que sejam facilmente localizados, mantendo o endereço residencial e telefones atualizados, e que estejam em boas condições para a cirurgia. Esse período de espera é variável e depende da oportunidade de surgir um doador que seja aceito pela equipe de transplante e compatível com o receptor.


Seleção do doador

O melhor doador de rim é aquele que, além da compatibilidade do tipo sangüíneo, tenha os antígenos de histocompatibilidade (HLA) – compatibilidade do tecido – mais semelhantes aos do receptor. Assim, os melhores doadores são os irmãos gêmeos univitelinos, que são raros. Em segundo lugar na preferência para a doação, vêm irmãos e/ou irmãs com antígenos de histocompatibilidade idênticos. Por último estão os doadores distintos imunologicamente. O transplante de doador vivo é um processo que segue, normalmente, os seguintes passos:.

1. São afastadas as contra-indicações de ordem física e de fundo emocional;
2. Compara-se o grupo sangüíneo do doador com o do receptor, que devem ser compatíveis;
3. Realiza-se a prova-cruzada (cross-match) para avaliar se existem anticorpos no receptor dirigidos contra os antígenos do doador, que possam causar rejeição imediata;
4.Verifica-se a compatibilidade (HLA), semelhança entre o receptor e o doador;
5. Estuda-se o doador para verificar se ele pode doar sem prejuízos para a sua saúde e se não tem alguma doença transmissível;
6. Inicia-se, antes da cirurgia, o tratamento do receptor com drogas imunossupressoras. Para o doador em morte encefálica há uma rotina e um protocolo nacionais que são seguidos rigidamente pelas equipes de captação.


Os principais passos são os seguintes:

1. Constatar a morte encefálica e obter a autorização da família;
2. Afastar qualquer doença que inviabilize o transplante;
3. Reconhecer a viabilidade do órgão a ser doado;
4 .Realizar as provas de compatibilidade;
5. Procurar o receptor mais adequado;
6. Enviar o órgão ao local da cirurgia do receptor.


É muito importante, tanto para o transplante com doador vivo quanto com falecido, que o sangue e os tecidos sejam compatíveis. Essa semelhança evita que o sistema de defesa imunológica do receptor estranhe o novo rim e o rejeite. Tal compatibilidade é determina- da por vários fatores: tipo sangüíneo (ABO), antígenos de histocompatibilidade (HLA).



Principais Exames do Pré- Transplante


  • Tipagem sangüínea: verifica a compatibilidade dos tipos de sangue do doador e do receptor.
  • Tipagem (análise do HLA): exame realizado nos leucócitos ou células brancas do sangue. A tipagem identifica a compatibilidade (características similares) entre os indivíduos. O fato de receber um órgão de uma pessoa com características similares (ou antígenos semelhantes) pode aumentar o êxito do transplante.
  • Prova-cruzada de linfócitos (cross-match): revela se o receptor tem anticorpos dirigidos contra os antígenos do doador e se rejeitará o órgão. Prova-cruzada positiva: significa que existem anticorpos e pode ocorrer uma forte reação entre doador e receptor (é provável que o receptor rejeite esse rim). Nesse caso o transplante é em geral contra-indicado.
  • Uretrocistografia miccional e retrógrada: estudo de raios X realizado para determinar a função da bexiga, e a capacidade e estrutura dos ureteres (os pequenos tubos que conectam os rins com a bexiga). Para fazer esse exame, um pequeno cateter é colocado na bexiga, que deverá receber água até que fique bem cheia. O cateter é retirado imediatamente após a conclusão do exame.
  •  Raio X de tórax: radiografia da região do tórax, que permite observar a silhueta do coração e pulmões.
  • ECG: eletrocardiograma, exame realizado para avaliar o ritmo cardíaco.
  • Avaliação dentária: rigorosa avaliação dentária deve ser realizada antes do transplante, para se ter certeza de que não há infecção ou cáries.
  • Consulta ginecológica (quando mulher): é necessário realizar um exame ginecológico, incluindo Papanicolaou e mamografia pelo menos seis meses antes do transplante.
Exame da próstata (quando homem): deve ser feito um exame minucioso da próstata, nos pacientes com mais de 40 anos pelo urologista, pelo menos um ano antes do transplante.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla


http://www.transplanterenal.com.br/area_paciente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla