domingo, 3 de julho de 2016

Hemoglobinúria Paroxística Noturna : 9- Vivendo com a

Entenda o serviço social

assistente social peq
Você já deve ter conversado com algum assistente social em seu centro de tratamento, certo?

O Serviço Social tem por objetivo intervir nas questões sociais no âmbito da pesquisa, análise e intervenção da realidade social. Visa garantir a socialização das informações quanto aos direitos sociais que permitem o acesso a bens e serviços de políticas públicas, privadas, não governamentais e programas sociais.
Este profissional assume as competências sociais, atuando de forma ampla nas orientações, planejamentos, acolhimentos e encaminhamentos, objetivando a autonomia dos indivíduos e/ou grupos. 

Serviço Social Hospitalar
Abrange um conjunto de ações, que norteado pelos princípios da profissão, busca garantir por intermédio dos recursos sociais disponíveis, viabilizar condições para a adesão ao tratamento médico do pacientes e família em um processo de promoção humana.

Assistente Social na Equipe
O Assistente Social é o profissional que observa, analisa e intervém direta e indiretamente nas mais diversificadas situações socioeconômicas e emocionais apresentadas pelos pacientes e seus familiares.
E juntamente com a equipe multiprofissional, está receptivo a todas as ações profissionais que contribuem para integração do paciente à sociedade, otimizando o tratamento, de tal forma que a doença passe a ser encarada como uma “circunstância”, a qual não impedirá paciente e família à ascenderem êxitos educacionais e/ou profissionais.
O trabalho em equipe é fundamental para uma assistência integral ao paciente e a família. A equipe deverá atender este paciente da forma mais abrangente possível e com base nas necessidades do mesmo e de sua família.
Este acolhimento deve ser gradual e contínuo, estabelecendo desta forma, uma relação mais próxima com a equipe, sempre buscando uma maior qualidade no atendimento.

Conversando sobre o diagnóstico
Quando o paciente é atendido pela equipe e já soube de seu diagnóstico, ele recebe o acolhimento. O assistente social auxilia na interpretação da situação médica e sobre o tratamento proposto.
A equipe multidisciplinar deve sempre ter como objetivo promover uma ação educativa, buscando um processo reflexivo nos pacientes, para que possam participar do processo de tratamento e (ou) cura.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
- See more at: http://www.abrale.org.br/qualidade-de-vida/servico-social#sthash.HrzdT0Yp.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla