Será Natal???

Ei, você, aonde vai com tanta pressa?
Eu sei que você tem pouco tempo...
Mas, será que poderia me dar uns minutos da sua
atenção?
Percebo que há muita gente nas ruas, correndo como você. Há uma correria generalizada...
Entendo que você tenha pouco tempo.
Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...
Mas, confesso que vejo pouco brilho nos olhares...
Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...
É bonito ver luzes, cores, fartura...
Mas seria tão belo ver sorrisos francos...
Apertos de mãos demorados...
Abraços de ternura...
Mais gratidão...
Mais carinho...
Mais compaixão...
Que familiares e pessoas que  se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação se reconciliem.
Mas, porque você me emprestou uns minutos do seu precioso tempo, gostaria de lhe perguntar novamente: Para que tanta correria?
Em meio à agitação, sentado no meio-fio, um mendigo, ébrio, grita bem alto: Viva Jesus. Feliz Natal!
E os sóbrios comentam: É louco!
E a cidade se prepara... Será Natal.
Mas, para você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal, ouso dizer:
O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver.
O Natal é a expressão da caridade...
Natal é fraternidade...
Mas o Natal também é união...
Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo trazido pelo notável Mestre, cuja passagem na Terra deu origem ao Natal...
E, finalmente, o Natal é pura expressão de amor...
Gratidão!!!
abs.fraternos
Carla




terça-feira, 1 de julho de 2014

INCONTINÊNCIAS - MELHORANDO O CHEIRO DA CASA

Dr. Márcio Borges - geriatra
Editor de conteúdo - Facebook Cuidar de Idosos

INCONTINÊNCIAS - MELHORANDO O CHEIRO DA CASA

Vamos enfrentar o fato. Às vezes, a casa onde a pessoa idosa mora, pode ficar um pouco. . . malcheirosa. A gente chega para visitar a família e o idoso e logo na sala já sente aquele odor desagradável de urina. Ou na visita a uma casa de repouso… Problemas de incontinência do idoso, efeitos colaterais dos medicamentos, janelas fechadas, falta de higiene, tudo isso pode conspirar para deixar a casa exalando cheiros duvidosos, onde outrora fora acolhedora, alegre e com cheirinho de limpeza!

Algumas dicas para refrescar o ambiente, trazendo novos e agradáveis ares:

1. Comece o dia com rotinas limpas: alguns familiares e cuidadores percebem claramente que um boa limpeza logo pela manhã, ajuda a não deixar o quarto do idoso com cheiro ruim. Por exemplo, desfazer a cama logo após o idoso acordar, levando-o para tomar seu café da manhã e seus medicamentos. Enquanto isso, já temos alguém limpando seu quarto e sua cama. Além disso, evita que o idoso fique mais tempo na cama do que o necessário, prevenindo a imobilidade e o problema com escaras de decúbito.

2. Abra as janelas: grande parte do mau cheiro que pode permear uma casa vem do hábito de manter as janelas e portas fechadas. É comum sentir-se relutante em abrir janelas no calor ou no frio, com uma pessoa idosa e frágil no ambiente, mas o ar fresco é bom para todos. Mesmo no inverno, alguns minutos de janelas e portas mais abertas, deixam o ambiente mais fresco e pode ajudar a dissipar odores. Outra dica, no frio, é abrir as janelas dos quartos, aonde o idoso não fica normalmente.

3. Encha a casa com cheiros naturais e doces: combata o mal cheiro com flores que desprendam um aroma mais forte. Deixe pela casa pequenas trouxinhas de aromas e perfumes de ambientes, que você pode mudar regularmente (tendo o cuidado para que o idoso com Alzheimer não vá ingerir ou comer). Corte limões e deixe-os abertos, esprema-os para liberar um pouco de suco e espalhe-os pela casa.

4. Evite expor roupas com urina no ambiente da casa: até mesmo pequenas manchas de urina podem causar cheiros desagradáveis na casa. Use um cesto de roupa coberto para guardar roupas sujas, com urinas e fezes e esvazie-o regularmente, lavando-as sempre que possível. Outra dica é guardar roupas sujas com urina em sacos plásticos, até poder lavá-las. Isso evita que o cheiro se espalhe.

5. Casa de idoso com incontinência é casa com faxinas frequentes: todas as mulheres cuidadoras sabem do que estou falando.

6. Evite deixar o idoso com fraldas e roupas urinadas por muito tempo: sabemos do cansaço e da pouca ajuda que nossas mulheres cuidadoras, familiares ou não, recebem. Porém, uma das melhores maneiras de deixar a casa com cheiro agradável e sempre limpa é justamente incrementar a higiene do idoso com incontinência. Urinou na roupa ou na fralda geriátrica? Não só trocar a roupa e a fralda, mas também fazer uma boa higiene no idoso – muitas vezes, dando mais banhos. E nunca se esquecer de manter a pele do idoso sempre hidratada e cheirosa.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico 
abs,
Carla
extraído:https://www.facebook.com/cuidardeidosos?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla