Powered By Blogger

domingo, 20 de julho de 2014

Nutrição e Diabetes (Perguntas e Respostas)

Perguntas freqüentes sobre sua dieta:
  •  Por que necessito ir a um nutricionista?
Nutricionistas possuem especialização e são treinados para saber como o corpo usa o alimento. Os nutricionistas podem ensiná-lo/a como o alimento influi no nível da glicose no sangue e como administrar os alimentos com as medicações. Você sabe quantas calorias consome ao dia? Como cortar as gorduras da sua comida? Como tornar mais agradável a hora da refeição? Os nutricionistas podem ensiná-lo isso e muito mais. O nutricionista o/a ajudará a fazer um planejamento alimentar saudável, com alimentos que você gosta.
  • Posso comer alimentos que contenham açúcar?
Para quase todas as pessoas com diabetes a resposta é sim! Comer um pedaço de doce irá elevar o açúcar no sangue. O mesmo acontecerá se você comer uma espiga de milho, um sanduíche de tomate, etc….A verdade é que a reputação do açúcar andou muito mal. No corpo o açúcardreamyday.com A Line Wedding Dresses se transforma em glicose, mas o mesmo acontece com outros alimentos. Mas com alimentos doces, a regra é a moderação. E sempre com orientação de um profissional. Coma demais e: 1) o nível de glicose irá subir mais que o esperado; 2) você sentirá que está “cheia/o” mas sem os nutrientes que vêm nos legumes e grãos que são saudáveis à saúde; 3) você ganhará peso. Logo, não deixe passar uma fatia de bolo de aniversário. Mas na próxima refeição coma menos pão ou batata e procure dar uma caminhada para perder calorias.
  • Porque perder peso ajuda a tratar a diabete?
Perder peso ajuda as pessoas com diabete de duas formas diferentes. Primeiro, abaixa a resistência da insulina. Isso permite que a sua insulina natural (no caso de diabete tipo 2) consiga baixar o nível de glicose com um melhor desempenho. Se você toma insulina ou algum remédio oral, perdendo peso você pode deixar de tomar esses medicamentos. Segundo, melhora os níveis de gordura e a pressão do sangue. Pessoas com diabete estão propensas a ter problemas cardiovasculares duas vezes mais que as outras pessoas. Baixando a gordura e a pressão você diminui esse risco.
  • Como posso cortar a gordura na minha dieta?
Aqui vão algumas dicas. Consulte um nutricionista para mais orientação. Evite alimentos que estiveram concentrados em grandes quantidades de óleo e temperos (alimentos em conserva). Escolha alimentos sem gordura ou pouca gordura, mas sempre na porção certa. Evite frituras. Prefira carnes e legumes cozidos, grelhados, ou assados.
  •   Algumas gorduras são melhores que outras?
Sim. As gorduras mono-insaturadas são as mais saudáveis para o corpo. Nozes, amêndoas, cajus, avelãs, amendoins e abacates contém esse tipo de gordura. Para cozinhar escolha azeite de oliva ou óleo de canola. Depois vêm as gorduras poli-insaturadas. Elas são encontradas na margarina, no óleo de milho, no óleo de açafrão, no óleo de soja, e na maionese. Evite as gorduras saturadas como manteiga, toucinho, carne gordurosa, bacon, e amanteigados. Há os alimentos com baixa gordura, os alimentos saturados como o “cream cheese”. Uma alimentação saudável é constituída de 30% de calorias de gordura, sendo menos de 10% disto de gordura saturada.
http://www.supersaudavelshopping.com.br/produtos/diabetes
  •   Quais alimentos posso comer bastante?
Esqueça comer em excesso. O segredo para uma saúde saudável é comer com moderação. Certos alimentos podem ter baixa gordura, mas têm calorias. E calorias são contadas. Se você conseguir controlar as porções de alimentos que consome, você poderá comer uma maior variedade de alimentos, principalmente seus favoritos, e ainda assim atingir sua meta.
  • O que posso fazer se exagerar na alimentação durante os feriados?
Ponha o tênis e saia para caminhar. Em vez de aumentar o seu tempo diante da TV, gaste seu horário durante os feriados caminhando 30 ou 45 minutos uma vez ao dia (ou duas vezes) para baixar os níveis de açúcar no sangue.
  • Posso usar todos os tipos de adoçante que quiser?
Os adoçantes artificiais são seguros para todos exceto para gestantes e mulheres que estejam amamentando, porque não devem ingerir sacarina, e pessoas com fenilcetonúria, que não devem ingerir aspartame. Adoçantes sem caloria como aspartame, sacarina e acesulfame-K não aumentarão seu nível de glicose. Adoçantes do álcool como o xilitol, manitol e sorbitol têm algumas calorias e podem aumentar levemente o seu nível de glicose. Estes últimos adoçantes, se ingeridos em excesso podem causar gases e diarréia.
  • Quanto peso devo perder por semana?
Limitando a perda de peso em aproximadamente 1 quilo por semana você se manterá saudável. Perder mais que isso pode significar que você está deixando de consumir água e nutrientes que seu corpo necessita. A regra geral é: quanto mais rápido você perde peso, mais rápido ele volta. O segredo para manter o peso é perdê-lo vagarosamente.
  •  Posso beber álcool?
Sim, desde que com moderação. Entende-se por moderação dois “drinks” ao dia para homens e um “drink” ao dia para mulheres. Um “drink” corresponde a 155 ml de vinho, 372 ml de cerveja light, ou 50 ml de bebida destilada. Tenha certeza que não precisa evitar bebidas alcóolicas devido aos medicamentos que toma, e não deixe de ter o consentimento do médico.
 É mais fácil controlar o nível de glicose se comer as mesmas coisa todos os dias?
 Provavelmente, mas além desse método não ser muito nutritivo, pode se tornar monótono. Um dos segredos para uma boa nutrição é comer uma variedade de alimentos todos os dias. Se testar o nível de glicose no sangue uma hora após as refeições, perceberá como os alimentos interferem na sua glicose. Com o tempo, você saberá como os alimentos, e combinações de alimentos poderão aumentar o nível de glicose.
  •  Quais vitaminas poderão ajudar na minha diabete?
Se você tiver alguma deficiência de vitamina ou mineral, pode causar problemas para o controle da glicose. Por exemplo, um estudo descobriu que o controle do elemento cromo melhorou o controle de glicose em casos de quem tinha deficiência do cromo. São necessários mais estudos. Se você se alimentar adequadamente, escolhendo alimentos variedades de frutas, legumes, grãos, e carnes todos os dias, você não precisará de suplementos vitamínicos devido a diabete.
  • Existem ervas que podem ajudar na diabete?

 Há muitas ervas que supostamente ajudam a baixar o nível de glicose no sangue, mas não há estudos concretos sobre nenhuma erva que possa ser recomendada para pessoas com diabete. As ervas não são consideradas como alimentos pelo Food and Drug Administration (FDA) e não são testadas por suas qualidades e nem componentes.
 Antes de tomar qualquer erva que você achar atraente, consulte seu médico ou nutricionista. Elas podem influenciar deficientemente com sua medicação.


Não deixe de consultar seu médico ou nutricionista em qualquer caso.

obs.conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.diabete.com.br/nutricao-e-diabete-perguntas-e-respostas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla