Powered By Blogger

terça-feira, 1 de julho de 2014

CUIDADORA FAMILIAR, SEJA MAIS ORGANIZADA!


Dr. Márcio Borges - geriatra
Editor de conteúdo - Facebook Cuidar de idosos

CUIDADORA FAMILIAR, SEJA MAIS ORGANIZADA!

Sabemos que cuidar de pessoas idosas dependentes, principalmente aquelas de alta dependência como Alzheimer e Parkinson, deixam as cuidadoras familiares muito cansadas e fazem de suas vidas e de suas casas verdadeiros caos, uma grande bagunça e desorganização. E o que é pior, a cuidadora familiar não consegue, pelo cansaço e pelo estresse de cuidar 24 horas por dia, de se lembrar de compromissos e afazeres cotidianos, tais como pagamentos, compras e gerenciar a saúde do idoso.

É hora de se organizar! Aqui estão algumas dicas para ajudá-la na difícil tarefa de cuidar de seu idoso:

1. Prioridade: Nós fazemos um monte de coisas durante o dia que são apenas por hábito. Alguns delas devem serem feitas, mas outras poderiam esperar – talvez para sempre. Como cuidadora, você precisa pensar sobre o que é mais importante agora, hoje. Exemplo: uma consulta médica com seu idoso amanhã? Antes de começar a fazer o almoço ou passar a roupa da casa, pare por 10 minutos anotando suas perguntas e preocupações, para que você estará preparada para a consulta de amanhã. Não se esqueça de levar a sacola de medicamentos ou a receita mais atual.

2. Deixe a tecnologia te ajudar: Os medicamentos do idoso estão te deixando confusa, com muitas caixas de remédios e muitos horários? Busque ajuda com a família ou peça ajuda ao médico para organizar melhor a lista de medicamentos. Fazer uma lista organizada e com opção de checar o que foi administrado em cada horário do dia poderá facilitar muito o trabalho. E isso pode ser feito no computador, em seu celular, no iPad, numa agenda ou em um caderno comum. O importante é fazer a lista com os medicamentos e os horários, para checar a cada tomada. Fazer a mesma coisa com outras tarefas. Manter os documentos seus e do idoso em pastas de arquivo (papel ou no computador), rotulados, etiquetados e e fáceis de consultar de forma rápida. Tire um tempo para organizar todos os documentos médicos, documentos de identidade, documentos importantes de seguros, bancários, de cartórios, enfim, tudo aquilo que deve ser guardado de importante. Você vai economizar muito tempo no futuro, quando precisar justamente daquele papel do seguro ou daquela escritura…

3. Um grande calendário com espaço para anotar tarefas: Sem dúvida, uma grande ajuda para pessoas muito ocupadas e estressadas. Para você, cuidadora. Adquira um grande calendário ou uma boa agenda, onde você poderá colocar todas as suas anotações, seus compromissos, tudo que seja envolvido com o idoso que cuida, os pagamentos de contas, enfim, tudo que precisa para não se esquecer de nada. Você verá que seus dias serão mais produtivos e você se cansará menos.

4. Simplifique sua vida: Essa dica deveria estar junta com a primeira, a prioridade. Aprenda a delegar tarefas que você faz diariamente e que poderiam ser feitas por outros membros de sua família. Claro, peça ajuda e simplifique sua vida. Seus filhos já são bem grandinhos, mas não arrumam nem as próprias camas, deixam roupas e sapatos jogados, não te ajudam na louça do café? Que tal pedir e exigir mais empenho e cooperação? Seu marido poderia ajudar nas compras de supermercado, mas você sempre fez isso e agora mamãe não me deixa mais sair de casa? Seria difícil pedir ajuda?

5. Planejar com antecedência. Sente-se com a sua agenda na mão uma vez por semana. Pessoalmente, acho a melhor hora na segunda-feira de manhã. Planeje a sua semana. Veja o que tem que ser feito, as obrigações de médico e exames de seu idoso, as compras da casa, os pagamentos de contas e começar a criar sua lista de tarefas que precisam ser realizadas para essa semana. A sensação de estar na controle de sua vida é uma ótima maneira de te deixar menos estressada.

Seja organizada e tenha uma melhor qualidade de vida! Até a pessoa idosa que você cuida ficará melhor!

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:https://www.facebook.com/cuidardeidosos?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla