Powered By Blogger

sábado, 5 de julho de 2014

Instituto da Criança busca Inovação em Tratamentos

O Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas, trabalha há dois anos para reduzir o impacto dos exames de imagem nos pequenos que estão em tratamento. Em 2013, houve ambientação das salas, com luzes coloridas, músicas e vídeos, para relaxar os pacientes. E o centro médico já colhe resultados: houve redução de até 22 vezes em relação à emissão de radiação nos exames e em 33% da necessidade de sedação antes da tomografia.
Conseguimos, pela primeira vez, agregar um bom ambiente, tecnologia moderna e a compreensão mútua de médicos e pacientes sobre as mudanças que pretendemos, afirma o radiologista Marcelo Valente. 
Pesquisadores ingleses e australianos atestaram que a exposição de exames como raio-X e tomografia está associada ao maior risco para o desenvolvimento de cânceres como leucemia, linfomas e tumores cerebrais nas pessoas que recebem a radiação.
Visitas
O instituto oferece outras iniciativas para animar os pacientes e quebrar a rotina dos exames. Como aliados das terapias, as crianças recebem visitas dos Doutores da Alegria (palhaços que se vestem como médicos) e de animais. 
Buscamos melhorar a estadia daqueles que acompanham os pacientes também. Tudo isso gera uma sensação de família entre os usuários e os funcionários do hospital, conta Jaqueline de Lara, de 33 anos, coordenadora de humanização do Hospital das Clínicas.
Ela ressalta que todas as ações visam a atenuar o difícil processo de tratamento.
O projeto Diagnóstico Amigo da Criança teve início na sala de tomografia, com o intuito de minimizar o uso de sedativos nas crianças. Um exame de tomografia usa energia de 300 exames de ultrassom. Buscamos menos exames e melhores análises. Em termos de saúde pública, também economizamos recursos, diz Valente.


Fonte: Diário de São Paulo
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.abrale.org.br/noticia/instituto-da-crianca-busca-inovacao-em-tratamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla