Cuidar de idosos
19/01/2019
Dr. Márcio Borges
Falar em pessoas idosas frágeis é coisa recente, coisa de 20-30 anos para cá. Era muito comum usar este termo para dizer que um idoso precisava de assistência ou que era um deficiente. Atualmente, é um tema muito debatido e estudado por cientistas, geriatras e gerontólogos que entendem que a fragilidade na pessoa idosa é um estado de alta vulnerabilidade e pode levar a resultados adversos na saúde, como dependência, quedas, necessidade de cuidados de longo prazo e morte. A fragilidade também está associada a uma perda de resiliência que afeta a capacidade do indivíduo de manter ou recuperar-se da perda, obtida por alguma doença ou acidentes.
A pessoa idosa frágil certamente tem um maior risco de doença. De fato, a redução das reservas fisiológicas são inevitáveis com o envelhecimento e são aceleradas por doenças e um estilo de vida inadequado (por exemplo, inatividade física, consumo pesado de álcool, tabagismo, problemas nutricionais, isolamento social), podendo atingir um limiar mais baixo do qual este idoso será considerado frágil.
Está claro que pessoas idosas mais frágeis têm mais mais tendência a piora de sua saúde (geralmente, já tem várias doenças associadas e severas), têm também mais acidentes, como quedas da própria altura e com isto internam mais em hospitais. Gerando assim um círculo vicioso, piorando ainda mais sua saúde, tendo mais complicações em ambientes hospitalares, aumentando seu tempo de permanência internados...
As estatísticas são claras em afirmar que mais de 1/3 de tudo que é gasto em saúde e doença no Brasil e no mundo, principalmente com medicamentos, internamentos e exames são pessoas idosas mais frágeis. Assim, deveremos ter um olhar todo especial para avaliar esta pessoa idosa e um cuidado todo especial no sentido de trabalhar com uma equipe multidisciplinar, que envolva praticamente todas as áreas da saúde, tais como geriatria, enfermagem, fisioterapia, farmácia, fonoaudiologia, nutrição, assistência social, odontologia, psicologia, dentre outras. Tudo num só sentido de promover uma melhora das condições de saúde e de reabilitar ao máximo esta pessoa idosa, que hoje é considerada mais frágil.
FONTE: https://web.facebook.com/cuidardeidosos?__cft__[0]=AZXFQ6grnP9fWhQ0ZvpAde79rkLfMLCC7oH9_2BDWWXP3GX1dj1Pn0akGjt_NyRehfdQSx17GuUSegYj6uYQRKWNHkj3mnXqjthplI8pk609Y7eTgeXMQLsFJaIr4vTHSF6x4sNGKAQ6DXcFLg-opaT8FPO27wVAqSdWY4WLZ-sH53uRQFRnJ0Tt7I5OVqLH63d1nVU7fO_mBThQrlFQyt4tw_uVvLT32wiMWAf1yLumFMKpoLhh35jYfZK0IqcS3ilhlWmoMKI6QubIZtTvO-glJLf4P4-yN0fs5_js4VMs2A&__tn__=-UC%2CP-y-R
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla